Raul Fernandez, piloto da equipe RNF Aprilia na MotoGP, passou por uma cirurgia bem-sucedida em Madrid nesta sexta-feira (05). O objetivo da operação era corrigir os problemas de bomba de braço com os quais o espanhol estava sofrendo desde o início da temporada 2023. Dessa forma, com a intervenção, o piloto pretende chegar ao GP da França, na próxima semana, pronto para correr. Contudo, o tempo de recuperação pode se estender.
“Como vocês já sabem, finalmente fui operado. A primeira coisa é agradecer ao Dr. Foruria pela incrível operação que realizou, pois eu não sofria de síndrome compartimental normal, mas de síndrome tricompartimental com nove músculos afetados. Agora começa a parte difícil, pois temos de preparar tudo com o objetivo de chegar na França da melhor forma possível”, explicou Raul Fernandez nas suas redes sociais.
Vale observar que o espanhol é o segundo piloto da RNF Aprilia a visitar o hospital após o GP da Espanha. Dessa forma, o português Miguel Oliveira teve o ombro deslocado em um acidente com Fabio Quartararo e está vetado do GP da França. Assim, o piloto de testes da Aprilia, Lorenzo Savadori, deve substituí-lo.
Uma lesão comum no mundo das corridas de motos
O nome pode parecer estranho, mas a bomba de braço é uma lesão bem comum no mundo das corridas de motos. Inclusive, até pilotos de carro também sofrem com esse problema. Assim, ela se manifesta como dor ou tensão no antebraços depois do exercício ou esforço, podendo causar problemas na mobilidade e aderência enfraquecida. Os especialistas explicam que a dor ocorre por causa do inchaço dos músculos do antebraço, afetando o fluxo sanguíneo e fazendo com que os níveis de oxigênio caiam.
De qualquer forma, Raul Fernandez teve que abandonar o Grande Prêmio de Portugal devido as dores que estava sentindo. Além disso, ele voltou a ter problemas no GP da Espanha de domingo. Por fim, após essa prova, o piloto espanhol admitiu que só terminou a corrida por respeito à estrutura e aos torcedores.