in

Raul Fernandez projeta novo sistema da Aprilia e brinca com ritmo: “Tartaruga”

Piloto da RNF falou sobre nível de performance sobretudo nas largadas e analisou temporada até aqui; leia mais

Raul Fernandez
Reprodução

Raul Fernandez, da RNF, está ansioso para ver o sistema de largada da Aprilia, composta por Aleix Espargaró e Maverick Vinales. Estes muitas vezes lutaram fora da linha até a fase intermediária desta temporada.

Embora ainda não seja uma correspondência consistente para as capacidades das Ducatis e KTMs de fábrica, a Aprilia parece ter feito progressos substanciais desde então. Espargaró qualificou-se fora da primeira linha, em terceiro, em Buriram, posição que manteve com segurança na Curva 1, tanto nas corridas de Sprint como de Domingo.

Fernandez falou apenas do “sistema”, mas pareceu confirmar que não é a embreagem em si. “O problema é… Temos embreagens diferentes para testar durante a temporada, mas o que não temos é o sistema que eles têm na fábrica Aprilias”, disse no sábado, depois de cair de 14º no grid para 18º.

“Porque na equipe de fábrica eles podem começar mais ou menos bem. Começamos muito mal. É muito delicado e não conseguimos uma solução. Digo em todas as reuniões que tenho com eles; se começarmos melhor, faremos uma corrida melhor”, acrescentou.

Mas o que é esse “sistema” ainda não está claro. As regras técnicas que abrangem as embreagens são breves, especificando que, embora o uso de sistemas hidráulicos ou pneumáticos geralmente não seja permitido, é feita uma exceção para:

Fernandez também não sabe o que ele é, mas diz que funciona. “Se eu olhar para os dados, vi que sua velocidade de aceleração está aumentando e somos como uma tartaruga! Muito lento”, brincou.

“Não sei o que eles têm, mas podem começar muito, muito bem e se eu ver algumas corridas do ano passado, vi que Maverick teve o mesmo problema que nós, com a mesma moto 2022″, concluiu.

Fernandez e o companheiro de equipe Miguel Oliveira devem adquirir o novo sistema como parte do pacote Aprilia 2023 que usarão na próxima temporada.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Zak O’Sullivan

Zak O’Sullivan, piloto júnior da Williams, correrá na F2 em 2024

Rick Hendrick

Rick Hendrick elogia carros de nova geração da Nascar