Piloto espanhol da Honda, Joan Mir sofreu lesão após queda no MotoGP da Itália, há cerca de um mês, e retornou às atividades na última terça-feira (11), estando pronto para a corrida de Silverstone, na Inglaterra.
Após a contusão na mão direita, ele voltou à pilotagem e, segundo publicação do Motorsport, o entendimento é que ele está preparado e “quase 100%”. Seu teste foi considerado “muito satisfatório”, por isso, ele pode retornar na corrida do dia 6 de agosto.
O espanhol, que foi campeão na temporada 2020, não tem conseguido uma temporada fácil com a Honda. Mir caiu na primeira corrida de 2023, em Portugal, e tem sofrido com quedas no ano. Segundo a publicação do Motorsport, foram seis quedas e algumas ausências por contusão.
As quedas de Joan Mir
Ele teve sua primeira lesão no MotoGP da Argentina, onde ainda na primeira volta ele caiu e bateu a cabeça ainda na corrida curta, o que o tirou da prova principal. Ele retornou para o GP das Américas, nos Estados Unidos, disputado em Austin, fez classificação mediana, mas caiu de novo na corrida.
No GP seguinte, em sua casa, na Espanha, em Jerez, ele caiu duas vezes: uma na classificação e uma na corrida. Na corrida da França, ele completou a corrida sprint, mas abandonou a corrida principal de novo.
Sua mais grave queda, que levou à sua lesão na mão, fo no GP da Itália, disputado em Mugello há um mês. Ele acabou atingido na mão e ficou fora de combate. O entendimento era de que não era algo grave, mas as dores perduraram e tiraram Mir das provas seguintes. O esperado é seu retorno em Silvertone, no começo de agosto.
Em seu Instagram, Joan Mir utilizou seus stories para indicar que está perto do retorno. Ao lado de uma moto, ele disse que está retornando e feliz com sua recuperação: “Estou de volta. Feliz com as sensações, amanhã ainda mais”, escreveu o campeão da temporada 2020.
Atualmente, na classificação da temporada, Mir é apenas o 26º colocado após as constantes quedas e os constantes abandonos nas corridas, o que o derrubou na tabela de pilotos.