Bobby Labonte, o primeiro campeão da Nascar Cup Series nos anos 2000 depois de derrotar o vice-campeão Dale Earnhardt pela coroa, é a mais recente adição à lista dos 75 Maiores Pilotos da categoria.
O nativo de Corpus Christi, Texas, venceu 21 vezes na Cup Series, em uma temporada de quatro vitórias para seu primeiro título da série principal em 2000.
Labonte, indicado ao Hall da Fama da Nascar em 2020, venceu várias corridas em uma temporada em seis diferentes ocasiões (1995, 1998, 1999, 2000, 2001, 2003) como um dos pilares da série em tempo integral ou temporadas quase em tempo integral, de 1993 a 2013 – além disso, três temporadas adicionais principalmente de corridas de superspeedway no final até 2016.
A primeira vitória do texano veio ao volante do No. 18 Joe Gibbs Racing Chevrolet na Coca-Cola 600 de 1995 em Charlotte Motor Speedway. Ele somou mais vitórias de joias da coroa mais tarde em sua carreira com uma vitória no Brickyard 400 em Indianapolis Motor Speedway e Southern 500 em Darlington Raceway durante sua trajetória pelo campeonato. A vitória final ocorreu na corrida final de 2003, quando liderou apenas a última volta no final da temporada em Homestead-Miami Speedway.
Embora todas os triunfos na Cup tenham ocorrido com a JGR, Labonte também teve a honra de dirigir o famoso carro nº 43 de propriedade de Richard Petty e, mais tarde, o carro nº 47 da JTG Daughterty Racing durante suas últimas temporadas em tempo integral.
Labonte também fez história com irmão Terry
Um sucesso em todas as três séries nacionais da Nascar, Labonte foi o primeiro de seis pilotos a vencer um campeonato Xfinity Series e um campeonato da série principal. Um título Xfinity em 1991 completou seu troféu da Cup. Na época de sua introdução em 2020, Labonte também foi um dos 41 pilotos da história a vencer uma corrida em todas as três séries nacionais, conquistando 10 vitórias no Xfinity e se destacando na Craftsman Truck Series com sua primeira vitória em Martinsville Speedway .
A carreira de Labonte estava ligada à do irmão mais velho Terry, uma lenda da Cup Series e membro do Hall da Fama por mérito próprio: um membro original desta lista. Os dois combinaram três títulos da Cup Series, tornando-se o primeiro par de irmãos a possuir um título da Premier Series, uma conquista desde então conquistada só pelos irmãos Kurt e Kyle Busch.