Atualmente, Chase Elliott se encontra no bloco de corte do playoff. Com quatro corridas pela frente antes da pós-temporada de 16 pilotos da Cup Series, ele ocupa o 20º lugar na classificação, 40 pontos atrás do último ponto de classificação.
Mas o piloto ainda tem chances de chegar aos playoffs. Uma maneira é simplesmente vencer os pilotos à sua frente em pontos. Elliott é conhecido por sua consistência quando se trata de dirigir rápido e terminar corridas fortes. Entre os pilotos ativos, apenas Kevin Harvick – 12,7 – tem uma média de finalização de carreira melhor do que Elliott – 13,0.
Além disso, Elliott ocupa o sétimo lugar entre os pilotos em tempo integral em pontos por corrida nesta temporada. Ou seja, é um ritmo muito melhor do que qualquer um dos nomes entre ele e o corte da pós-temporada.
Portanto, não é impensável que Elliott ganhe impulso na classificação nas próximas quatro semanas para ultrapassar os rivais da luta pelos playoffs. Mas é certo que seu ritmo atual não é bom o suficiente para fazê-lo. Se todos os pilotos na pós-temporada continuarem acumulando pontos em sua média por corrida neste ano, Elliott terminaria a temporada regular em 17º lugar, 10 pontos atrás de Michael McDowell para a 16ª e última vaga no playoff.
Para compensar a diferença, Elliott teria que marcar 31,4 pontos por corrida, mantendo uma média final de aproximadamente 9,8, em comparação com a média de finalização de 11,8 que ele produziu até agora.
Então, Elliott precisa intensificar o ritmo se quiser chegar aos playoffs apenas por pontos. Depois, como o sistema de playoffs da Nascar dá vagas automáticas aos vencedores das corridas, um novo vencedor do grupo abaixo de Elliott na classificação mudaria a linha de corte de pontos para cima. O que aumentaria ainda mais o grau de dificuldade para o caminho da pós-temporada.
Se isso acontecer, muda a história da temporada de 2023 para Elliott. O piloto não seguiu seu campeonato da Cup Series 2020 com uma dominância semelhante nos anos subsequentes. Na verdade, o desempenho diminuiu. Uma temporada perdida sem uma vaga nos playoffs simplesmente aumentaria a opinião de que esse fenômeno precoce de segunda geração estagnou. Mas uma vitória decisiva no playoff viraria tudo de cabeça para baixo e daria a Elliott a chance de recompensar os fãs com outro título.