Alex Yankowski não venceu neste verão americano, mas suas finalizações perto do pelotão da frente o fizeram subir na tabela – tanto no Utica-Rome Speedway quanto nos pontos nacionais da Nascar Advance Auto Parts Weekly Series.
Yankowski, que completou 19 anos no mês passado, tem quatro primeiros cinco e nove primeiros dez na divisão 3 Bastards Brewing Modifieds em Utica-Rome, um oval de terra de meia milha sancionado pela Nascar em Vernon, Nova York.
O piloto corre em Utica-Rome nas noites de sexta-feira e Fonda Speedway aos sábados. Também é atualmente o terceiro na divisão Amsterdam Truck Center Modifieds da Fonda. Enquanto viajava para outros shows especiais em toda a Nova Inglaterra e Canadá, Yankowski terminou entre os 10 primeiros em todas as 16 corridas sancionadas pela Nascar no verão e entre os cinco primeiros oito vezes, colocando-o em sétimo na Divisão I da NAAPWS.
“Está indo bem. Acho que fomos bastante consistentes. Ainda não vencemos uma corrida em Utica, o que é um pouco frustrante, mas fomos consistentes lá. Acho mais importante do que vencer uma corrida. Uma sequência de boas corridas é definitivamente mais importante”, disse Yankowski.
A corrida tem sido tudo na família de Yankowski por décadas. O avô costumava viajar da Pensilvânia para Nova York durante os verões quando era jovem para trabalhar numa fazenda. Um dos parentes na época possuía um carro em que eles corriam nas pistas próximas. Anos depois, quando o avô voltou para casa no outono, ele comprou seu próprio carro de corrida. Esse carro está na família de Yankowski há três gerações e eles construíram uma réplica.
Ver aquele carro foi o que fez Yankowski querer correr. “É algo que eu sempre quis fazer. Comecei no kart aos 4 anos. Depois disso, foi uma coisa atrás da outra. É definitivamente um negócio de família”, explicou o piloto.
Esta é a segunda temporada de Yankowski correndo em Utica. Ele terminou em terceiro na classificação de pontos da pista em 2022. É apenas a segunda vez em sua carreira que ele corre em tempo integral em uma pista sancionada pela Nascar. No ano passado, a equipe viu flashes de velocidade, o que deu esperança a Yankowski em 2023.
“Sinto que, quando trabalhamos duro em um programa, ficamos um pouco melhores e agora temos velocidade de forma consistente. Penso que vamos continuar trabalhando nisso para ficar um pouco mais rápido”, concluiu.