O piloto Paul Tracy, um dos maiores campões do automobilismo mundial, participará nesta sexta-feira (25) da Nascar Brasil Sprint Race, que fechará o Special Edition da categoria. A disputa ocorre no dia 10 de setembro, no Autódromo Velocitta, em Mogi-Guaçu.
O canadense recebeu convite dos organizadores. De acordo com Thiago Marques, representante da categoria, Tracy tem uma longa relação com a Nascar BR, desde quando ela se chamava GT Sprint Race.
“A gente se conheceu faz um tempo, na época em que o Tarso Marques corria na Indy; então, sempre mantivemos contato. Ele nos acompanhou desde o início; mas, devido a compromissos, não conseguiu correr nas etapas que fizemos nos Estados Unidos em 2019. Só que, agora, quando o convidamos, ele aceitou na hora”, disse ele.
Tracy diz que quer encarar a ocasião como uma oportunidade de rever conhecidos do esporte. “Minha expectativa para a prova é me divertir com velhos amigos. Eu desconheço a pista bem como o carro, por isso terei muito que aprender em pouco tempo”, detalhou o atleta.
Um dos mais famosos pilotos da Indy na década de 1990 e 2000, Tracy possui em sua trajetória na CART/Champ Car 31 vitórias e 75 pódios em 17 temporadas. Agressivo no carro, ele foi vencedor da categoria em 2003; além disso, chegou em terceiro em 1993, 1994 e 1999; quarto em 2004 e 2005; quinto em 1997; e sexto em 1995. Seu maior triunfo na tradicional 500 Milhas de Indianápolis foi em 2002: um pódio na segunda colocação.
No começo, correndo de kart no Canadá, foi o campeão mais jovem da história da Can-Am: aos 17 anos, em 1986. Assim, Tracy relembra que a participação no Velocitta não será sua primeira vez em pistas brasileiras.
“Já estive algumas vezes no Brasil com carros da Indy em meados dos anos 1990. Venci o GP do Rio da Indy em 1997. Portanto, estou ansioso para visitar o país de novo, porque tenho muitos grandes amigos de corrida, além dos meus fãs do Brasil”, afirma Tracy, que hoje também comenta na NBC Sports dos EUA.