A Nascar reverterá para 2024 uma regra que havia sido excluída da edição anterior da competição de stock-car norte-americana. As bandeiras de advertência nos finais de cada etapa nas corridas de estrada e de rua voltarão no campeonato que começará em fevereiro.
Em 2017, a Nascar introduziu as provas por etapas, dividindo cada uma em três segmentos. A bandeira de advertência era hasteada no final das etapas, o que permitia o planejamento das estratégias com antecedência pelas equipes.
“Em percursos de estrada, onde fazer um pit stop não coloca necessariamente o piloto pelo menos uma volta atrás da liderança, isso foi particularmente perceptível. Algumas equipes optaram por ficar de fora para acumular pontos na etapa, enquanto outras optaram por parar antes do final da etapa para ter melhor posição na pista para iniciar a etapa seguinte”, observou o site Beyond the Flag, especializado em Nascar e nos demais esportes a motor nos Estados Unidos.
Porém, muitos argumentaram que as bandeiras prejudicavam o elemento estratégico adotados para as corridas de rua e de estrada. A Nascar decidiu, antes do início da temporada 2023, retirar estas advertências nas provas de estrada, incluindo a então inédita etapa de rua de Chicago.
Mas a medida receberia críticas ao longo do ano passado. “Considerando tudo isso, a qualidade das corridas de estrada caiu em 2023. Especificamente, as corridas no circuito de estrada Indianapolis Motor Speedway e Watkins Glen International deixaram muito a desejar, a ponto de serem amplamente consideradas chatas por grande parte da base de fãs da Nascar”, opinou o portal Beyond the Flag.
Diante das reclamações, a Nascar restabelecerá as bandeiras de advertências ao fim das etapas para 2024.
Nascar terá quatro corridas de estrada e uma de rua
Na temporada regular antes dos playoffs, são duas corridas de estrada programadas: no Circuito das Américas em 24 de março, e em Sonoma Raceway no dia 9 de junho.
O Chicago Street Course também está programado para sediar sua segunda corrida de rua na história no domingo, 7 de julho.
Já pelos playoffs na reta final da Nascar Cup Series, Watkins Glen International será palco de uma prova nas oitavas de final em 15 de setembro. Por fim, Charlotte Motor Speedway Roval receberá outra rodada da mesma fase, no dia 13 de outubro.