Uma semana após a corrida de Bristol, a Nascar retorna à sua temporada com mais uma prova tradicional, em Talladega, no Alabama. A tradicional prova da Nascar Cup Series será no domingo, dia 1 de outubro, e será mais uma da temporada, disputada em Talladega Superspeedway.
Onde assistir à corrida da Nascar Cup Series em Talladega?
A Bandsports, que detém os direitos de transmissão da Nascar no Brasil, vai transmitir a prova em Talladega ao vivo. Segundo a programação da emissora fechada da Bandeirantes, a transmissão começa às 15h, domingo, horário de Brasília em que está marcada a largada no Brasil.
A prova entrou no calendário da Nascar e começou a ser disputada nos anos 1960, mais precisamente em 1969. Foi uma prova tradicional no estado do Alabama por vários anos.
O Talladega Superspeedway anteriormente era chamado de Alabama International Motor Speedway, de 1969 a 1989. O local é um complexo de esportes motorizados localizado em Lincoln e fica onde era a Base Aérea de Anniston. A pista foi construída em 1969 pela International Speedway Corporation, uma empresa controlada pela Família France.
Em 2023, a pista sediou várias categorias do automobilismo americano. Além da Nascar Cup Series, também a Nascar Xfinity Series, a Nascar Craftsman Truck e a ARCA Menards.
Talladega é o oval mais longo da categoria, com comprimento de pouco mais de 4,2 km. O segundo é o Daytona International Speedway, que tem 4 km. A capacidade total de Talladega foi de 175 mil espectadores, mas a arquibancada principal comporta atualmente cerca de 80 mil. Em 2023, Talladega é uma das três pistas de draft da Nascar.
A classificação da Cup Series tem na liderança o piloto William Byron, da Hendrick Motorsports, com 3083 pontos. Na sequência aparecem Denny Hamlin, da Joe Gibbs Racing, com 3074 pontos, Chris Buescher, da Roush Fenway Racing, com 3059 pontos somados, além de Christopher Bell, da Joe Gibbs Racing, com 3057, e em quinto fechando o top-5, está Brad Martin Truex Jr., da Joe Gibbs Racing, com 3056 pontos.
Um nome conhecido da Nascar Cup Series em 2023 que aparece na classificação é o finlandês Kimi Railkonen, campeão mundial de Fórmula 1 em 2007, que tem oito pontos após ter disputado uma corrida.