Shane Van Gisbergen, tricampeão da Repco Supercars, esteve pela primeira vez em um carro da Stock Car na última segunda-feira (26), enquanto a equipe prepara sua estreia na Copa Nascar neste final de semana, em Chicago. O piloto da Red Bull Ampol Racing, de 33 anos, realizou um dia de testes com a Trackhouse Racing, no circuito de Charlotte, fazendo sua primeira volta.
“Tivemos um primeiro dia muito legal em Charlotte. Primeira vez aqui. Pela primeira vez pilotando a Nascar… Foi incrível”, disse Van Gisbergen ao Supercars Championship.
“O carro, bem, a equipe fez um trabalho realmente incrível, me deixou confortável e atualizado. Tive todas as sensações certas no carro e, sim, parece confortável. Semelhante em alguns aspectos ao que estou acostumado, mas em outros aspectos é completamente diferente”, disse o piloto.
Van Gisbergen chegou aos Estados Unidos na última semana para acompanhar a corrida da TrackHouse em Nashville, em que a equipe conquistou sua primeira vitória na temporada 2023.
“Foi legal. Dei muitas voltas e tentei algumas coisas para me sentir confortável. Muitas coisas de estilo de direção e sim, me sinto um pouco mais confiante agora que dirigi o carro para entrar nas ruas neste fim de semana”, garantiu o piloto.
Van Giesbergen tem feito sucesso em corridas de turismo
O piloto neozelandês de 34 anos esteve em diversas categorias de turismo e conquistou resultados importantes desde que começou em 2004, ainda em seu país natal. Foi campeão da Fórmula Ford da Nova Zelândia em seu segundo ano e em 2006 disputou a Copa Toyota, segundo segundo colocado. Foi para o Campeonato Supercars V8 e não conseguiu destaque, até ser o terceiro colocado na V8 SuperTour, em 2013.
Foi campeão em 2016 do Campeonato Internacional de Supercarros V8 e também da Copa Blancpain GT de Endurance. Desde 2020 ele segue se destacando. Foi campeão do Campeonato Repco Supercars e das 6 Horas de Bathurst. Voltou a conquistar o Campeonato Repco Supercars em 2022.
Ele atualmente é piloto da Triple Eight Race Engineering e vai fazer sua estreia na Copa Nascar no Camaro ZL1 número 91 da TrackHouse Racing.