in

Aston Martin se inspira na Red Bull e faz mudanças para o GP do Japão

Aston martin GP do Bahrein 2024
Carro da Aston Martin no GP do Bahrein de Fórmula 1. (Créditos: Divulgação / Aston Martin Aramco F1 Team, via 'X')

A Aston Martin fez ajustes no sidepod para o Grande Prêmio do Japão e não escondeu a “inspiração” na Red Bull, enquanto busca melhorias na degradação dos pneus, segundo publicou o Motorsport.

A equipe tem ficado, mais uma vez, atrás da Red Bull nesta temporada, mas suas perspectivas de lutar contra Ferrari e McLaren também tem sido prejudicadas pelo fato de seu carro não ser tão competitivo nas corridas quanto é na qualificação, graças aos pneus.

O problema é de uma área na qual a equipe tem se concentrado fortemente na fase inicial da temporada, com o piloto Fernando Alonso tendo elogiado um programa de desenvolvimento “agressivo” que foi lançado para ajudar a melhorar a situação.

Para o Grande Prêmio do Japão, as reviões do sidepod, que parece ter sido fortemente influenciada pela Red Bull, e a busca pela melhoria nos pneus, foram temas centrais.

“Acho que ambos estão ligados. Mais downforce resolverá também a degradação dos pneus que temos. Até agora temos sido muito agressivos no desenvolvimento do carro. Houve uma nova peça em Jeddah na suspensão dianteira, um ajuste na asa dianteira na Austrália e agora outro pacote. A cada corrida pilotamos um carro diferente, o que é um bom sinal do que queremos alcançar este ano, é ser muito agressivo fora da pista”, elogiou Alonso em trecho divulgado pelo Motorsport.

“No ano passado, aprendemos uma lição: começar muito bem e depois não mudar o carro o suficiente foi doloroso na segunda parte da temporada. Este ano, espero que estejamos um pouco mais fortes no segundo trecho do ano em comparação com o primeiro. Mas vamos ver.”

O que muda na Aston Martin para o GP do Japão

Segundo a publicação do Motorsport, as imagens do pitlane de Suzuka mostra o novo sidepod com uma linha estampada, gravada no canto superior dianteiro da carroceria, e setas vermelhas.

Isso é semelhante a uma característica da Red Bull, que encontrou seu caminho para outras máquinas ao longo do grid enquanto as rivais faziam a transição para uma carroceria descendente. O contorno ajuda a alterar a passagem do fluxo de ar nesta região, proporcionando melhor engate, sendo o comprimento, a transição e o formato também alterados como parte desta atualização.

Várias alterações também foram feitas na asa lateral, enquanto o traseiro também foi modificado. A equipe seguiu um caminho semelhante ao de seus rivais, com o recorte excluído e uma transição suave nas bordas usadas para formar a seção traseira.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Daniel Ricciardo, RB, Fórmula 1 2024

Ricciardo admite decepção com desempenho no GP da Austrália: “Fiquei desapontado”

Sergio Pérez, Red Bull

Pérez indica que Alonso escapa de punições na F1