A Alpine está longe de ter um bom desempenho na atual temporada da Fórmula 1. Em cinco corridas, o piloto com a melhor pontuação é Pierre Gasly, com apenas oito pontos conquistados e na 10ª colocação. Esteban Ocon, por sua vez, está na 12ª posição, com seis pontos. Ademais, a escuderia ocupa o sexto lugar no Mundial de Construtores, com apenas 14 pontos. E o momento da equipe está deixando o CEO Laurent Rossi completamente insatisfeito.
Em entrevista ao canal francês Canal+ durante o fim de semana do GP de Miami, Rossi não poupou críticas ao desempenho da Alpine. O executivo afirmou que a posição da equipe na classificação não justifica todo investimento realizado para a temporada.
“É desapontador, é ruim. Este ano começou com uma performance ruim e uma entrega ruim. É óbvio que nossa posição no Mundial não justifica nosso investimento. Estamos longe, muito longe do objetivo deste ano. Estou notando não somente uma falta óbvia de performance e rigor na entrega, mas também uma potencial mentalidade que não condiz com o padrão do time“, começou Rossi.
“Não gostei também do primeiro GP, porque tivemos muito amadorismo, que levou a um resultado que não era certo. Foi medíocre, ruim. E a última corrida, em Baku, foi muito similar ao Bahrein. Isso não é aceitável“, acrescentou.
Otmar Szafnauer também é alvo de críticas na Alpine:
Sem papas na língua, Laurent Rossi também falou sobre Otmar Szafnauer, homem forte na operação da Alpine na Fórmula 1. O CEO afirmou que Szafnauer é responsável pelo desempenho da equipe e deixou claro que ele tem a missão de reverter a situação.
“Ele é o responsável pelo desempenho da equipe, é seu trabalho. Otmar foi contratado para orientar a equipe, ao longo dessa temporada e das próximas, em direção ao nosso objetivo, que é progredir constantemente e chegar aos pódios. Sendo assim, é a missão dele reverter a situação e trazer a performance que queremos”, avaliou.
“Todos começam com um capital de confiança, e depois vão gerenciando isso. E todos pode dizer se você está indo na direção certa ou não. Isso impacta diretamente no seu capital de confiança. Otmar é muito capaz, mas ele tem uma tarefa grande em suas mãos”, completou Rossi.