in

Conheça 10 fatos curiosos sobre a Dragster NHAR

Categoria reúne mais de dez classes distintas; carros podem chegar a 530 km/h

Reprodução - Instagram - NHRA

Considerada uma das principais categorias do automobilismo norte-americano, a Dragster NHAR, ou “drag racing”, garante emoção ao público com provas de arrancadas. A modalidade teve o seu início no sul da Califórnia nos anos do pós-guerra e ganhou popularidade devido ao alto risco das corridas.

A NHAR ganhou corpo em 1950, quando o editor da revista Hot Rod Magazine, Wally Parks, sugeriu a organização da categoria. No ano seguinte, surgia a National Hot Rod Association (NHRA), que aos poucos passou a dividir o público com a Nascar e a Fórmula Indy

10 fatos curiosos sobre as corridas de Dragster

Desenvolvimento de segurança

A categoria desenvolve sistemas de segurança com o intuito de preservar os pilotos que podem atingir até 530 km/h. Neste contexto, a NHRA investiu na criação de gaiolas para pilotos, aprimorou os cintos de segurança, além de ter desenvolvido apoios para cabeça e pescoço.

Também existem outras medidas que foram adotadas em casos mais graves. A categoria introduziu barreiras de absorção de impacto, sistemas de supressão de incêndio e o Safári de Segurança, que constitui em uma equipe dedicada a emergências nas pistas.

Maior inclusão e presença feminina

A NHRA luta pela igualdade de gênero no esporte, ou seja, homens e mulheres disputam provas em igualdade. A primeira participação feminina aconteceu em 1964 e a primeira vitória em 1966.

De olho no futuro…

Além de apoiar a participação feminina, a NHRA é bem democrática em relação aos jovens que sonham com a categoria.

Entre os programas oferecidos aos aspirantes está o Youth Education Services, que tem como objetivo ensinar engenharia, matemática e física para crianças que se interessam por hot rods.

Maior envolvimento com torcedores

Os pitlanes ficam lotados em um evento de dragster e o objetivo é oferecer um maior espaço para torcedores que admiram o esporte. Diferente de outras categorias, a NHRA não cobra adicional para que os fãs possam conhecer os automóveis e os seus pilotos favoritos.

Sem limites geográficos

A NHRA ainda não realizou uma prova fora dos Estados Unidos e este fator contrasta com a diversidade étnica de seus pilotos. Além de contar com destemidos norte-americanos, a categoria já acolheu pilotos de outros países, como Japão, Alemanha, França e Inglaterra.

Categoria contribuiu para uma maior organização do esporte a motor

A principal contribuição da NHRA foi o investimento em segurança, o que foi replicado em outras categorias do automobilismo.

Além deste fator, as corridas de dragster lutam por segurança. Esta característica difere de uma corrida de arrancada de rua, onde não se há regras.

NHRA no dia da mentira

A internet é utilizada para criação de novos modelos “virtuais” de carros, que geralmente aparecem nas redes sociais no dia primeiro de abril. O objetivo desta brincadeira é a criação de mitos e rumores acerca da categoria de hot rods.

Poucos pilotos venceram em 60 anos de categoria

Apenas 18 pilotos se sagraram vencedores das classes Top Fuel e Funny Car e este baixo número está relacionado ao equilíbrio apresentado nas pistas. Em relação a classe Nitro, Kenny Bernstein foi o único a conquistar o bicampeonato.

Compromisso com a base

Para permanecer em atividade, a categoria oferece total apoio aos pilotos independentes. Desta forma foi desenvolvida a Summit Racing Series, que une amadores e profissionais em uma única classe. A NHRA ainda conta com outras categorias para jovens como a Junior Drag Racing, NHRA Street Legal e NHRA Junior Street Legal.

Inúmeras classes

Com o objetivo de agradar a torcida, a NHRA conta com uma série de classes distintas. A categoria apresenta protótipos de duas e quatro rodas, carros inspirados na indústria automotiva entre outros. Confira a lista:

  • Top Fuel Dragster
  • Funny Car
  • Pro Stock
  • Pro Stock Motorcycle
  • Top Alcohol Dragster
  • Top Alcohol Funny Car
  • Super Stock
  • Stock Eliminator
  • Super Comp
  • Super Gas
  • Super Street

Bruno Bravo Duarte

Escrito por Bruno Bravo Duarte

Jornalista com atuação nos portais Naspistas.com e Torcedores.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por automobilismo, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.

Comentários

Loading…

Fórmula 3

Fórmula 3: veja o cronograma detalhado do GP de Silverstone

Neozelandês entrou para a história da Nascar ao vencer em Chicago; conheça Shane van Gisbergen