Demitido da AlphaTauri após apenas dez corridas disputadas na atual temporada, o holandês Nyck de Vries ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. A escuderia italiana anunciou a demissão do piloto de 28 anos no último dia 11, logo após o GP da Inglaterra.
Segundo o empresário do holandês, Gulliaume Le Goff, De Vries deverá dar uma declaração oficial ainda esta semana. Ou seja, a princípio, o piloto se manifestará até o próximo domingo, dia 16.
“Haverá uma declaração oficial de Nyck no final desta semana, mas até lá temos algumas coisas para resolver”, disse Gulliaume Le Goff em entrevista ao F1 insider.
Para a vaga de Nyck de Vries, a AlphaTauri anunciou o experiente Daniel Ricciardo, de 33 anos. O australiano iniciou a temporada como terceiro após encerrar sua passagem pela McLaren ao final de 2022. Vale lembrar que Ricciardo viveu o melhor momento da carreira na Red Bull, onde correu entre 2014 e 2018.
AlphaTauri explica demissão de De Vries:
Em entrevista De Telegraaf, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, justificou a demissão pelo baixo rendimento de De Vries na atual temporada. Marko comparou o desempenho do holandês com o de Yuki Tsunoda, outro piloto do Alpha.
“Assinamos com o Nyck porque ele foi muito bem em Monza no ano passado. Esperávamos que ele fosse ao menos igual ao seu companheiro (Yuki Tsunoda) esse ano, mas não foi o caso. Na verdade, ele era sempre 0s3 mais lento. Não vimos melhora”, explicou Marko.
“Ele tem 28 anos, muita experiência e muito conhecimento “enquanto piloto de testes em vários carros da F1. Não acho que você pode compará-lo com um calouro jovem. (…) Infelizmente, ele nunca fez uma super volta que nos impressionou”, acrescentou.
Marko explicou ainda o motivo da demissão de De Vries ter sido anunciada faltando duas corridas das férias de meio de ano da Fórmula 1. “Tínhamos que fazer alguma coisa. Por que esperar, e que diferença fazem duas corridas, se você não vê melhora? Nyck é um rapaz ótimo, mas, entretanto, a velocidade não estava ali”, completou.