Grande destaque na temporada 2023 da Fórmula 1, Max Verstappen está vinculado à Red Bull até 2028. Depois deste prazo, o holandês não descarta a possibilidade de buscar novos ares, até mesmo fora da categoria. Questionado sobre o assunto, o consultor automobilismo da equipe, Helmut Marko, concorda com a decisão do bicampeão.
Em entrevista à “Motorsport-Magazin.com”, Helmut se pronunciou e disse acreditar que Verstappen não deve ser tão longevo como por exemplo Fernando Alonso, que tem 42 anos, e segue na categoria, vendendo jovialidade e qualidade.
“A única coisa que impede Verstappen é ele mesmo. Não acho que ele continuará por tanto tempo quanto Alonso, por exemplo, mas em algum momento ele dirá: ‘Tem sido bom assim’.”, avaliou Helmut Marko.
Ainda na visão do consultor da RBR, a escolha de Verstappen para futuro passará pelo crivo de não só fazer algo que gosta, mas também em um ambiente em que ele não sofra tanta pressão. Oficialmente, o jovem piloto de 25 anos já manifestou o desejo de correr nas 24 Horas de Le Mans, na França, ao lado do pai, Jos Verstappen.
Ainda na entrevista, Helmut Marko chamou atenção que, embora a vida de um piloto possa parecer divertida, há muita cobrança e dedicação intensa nos bastidores para que o resultado esperado seja alcançado.
“As pessoas não devem esquecer que ele tem que passar um dia no simulador antes de cada corrida. Ele pode ter reduzido as obrigações de relações públicas e marketing, mas ainda estão lá. Ele também tem que construir e manter sua forma física. Isso deixa relativamente pouco tempo livre”, disse Helmut Marko.
Na disputa pelo título da temporada 2023, Verstappen aparece com oito vitórias consecutivas, e sobra na competição, com 314 pontos somados, 125 a mais em relação ao seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. A Fórmula 1 retorna nos dias 25 a 27 de agosto, com o GP de Zandvoort, na Holanda.