in

Piloto passa por investigação após “volta lenta” em corrida da Supercars

Entendimento inicial foi de que ele dirigiu “perigosamente devagar” na última volta da corrida deste sábado

Divulgação / Supercars

O piloto neozelandês Shane Van Gisbergen foi investigado neste sábado (17) a pedido da Erebus Motorsport após uma atitude suspeita durante corrida de Supercars na Australia. Isso porque, na volta final da corrida, o piloto conduziu seu carro de forma “perigosamente lenta”, segundo a organização.

Ele estava em um segundo pelotão na corrida, junto a Bruce Fullwood, e com outros pilotos à sua frente. Ele começou a volta apenas dois décimos atrás de Bryce Fullwood, mas terminou quase dois segundos atrás do mesmo, o que levou ao pedido da Erebus pela investigação pela “direção perigosa”, já que o entendimento é que ele poderia tentar beneficiar Will Brown, outro piloto companheiro de equipe. Brown é o atual vice-líder na classificação do Supercars.

Porém, foi dito que Van Gisbergen havia reclamado da temperatura em seu motor a três voltas do fim da corrida, o que teria motivado sua desaceleração repentina na reta final. Com isso, a investigação inocentou o neozelandês e não o puniu.

Veja a nota da organização sobre a investigação contra o piloto

“Uma investigação pós-corrida foi conduzida a pedido da Erebus Motorsport sobre uma alegação de que o carro 97 havia sido conduzido perigosamente devagar entre as curvas 6 e 12 na volta 35. Uma revisão das imagens da transmissão e das câmeras judiciais do carro 97 mostrou que a diferença entre o carro 97 e o carro à frente, carro 14, aumentou progressivamente nesta seção do circuito e o carro 97 reduziu a velocidade, mas não havia evidências de que o carro 97 estava viajando em uma velocidade tão lenta ou errática que representava perigo para outros carros. Portanto, nenhuma violação das regras pode ser estabelecida.”

O líder na classificação do Supercars 2023 é Brodie Kostecki, com 986 pontos somados até o momento. Will Brown segue em segundo, com 896, enquanto é seguido por Chaz Mostert, com 815, e justamente Shane Van Gisbergen, com 804 pontos.

No campeonato de construtores, a liderança é da Tickford Racing, com 2018 pontos, enquanto a Brad Jones Racing tem 1942 e a Erebus Motorsport Penrite é a terceira com 1882 pontos somados na temporada 2023 do Supercars.

Avatar

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Rossi Fórmula Indy Road America

Fórmula Indy: Rossi comenta sobre possíveis recordes em Road America

tomoki nojiri

Nojiri não está 100% para pilotar após problema no pulmão