Líder absoluto e isolado do Mundial de Fórmula 1 após sete corridas disputadas, Max Verstappen busca o tricampeonato da categoria. Atual bicampeão, o piloto holandês soma 170 pontos na atual temporada, com cinco vitórias e sete pódios até o momento.
Diante do bom momento de Verstappen, é natural que sejam feitas comparações com outros pilotos que fizeram história na Fórmula 1. E para Nico Rosberg, campeão mundial de 2016 pela Mercedes, o holandês está na prateleira dos maiores ídolos da categoria.
“Estamos testemunhando uma verdadeira grandeza histórica, na linha de Schumacher, Hamilton, Senna. É um desempenho realmente incrível, extraordinário”, avaliou Rosberg em entrevista para a Sky Sports.
Rosberg também falou sobre o futuro de Verstappen na Fórmula 1. O piloto holandês tem contrato com a Red Bull até o fim de 2028, mas já manifestou a possibilidade de uma aposentadoria ‘precoce’.
“Não posso me colocar no lugar dele. Em termos de dinheiro, ele está realizado, ele tem tanto que não precisará trabalhar ou se preocupar novamente. Em termos de recorde, ele já será um dos melhores de todos os tempos no final deste ano”, disse o alemão, que se aposentou aos 31 anos, logo após o título de 2016.
Números de Verstappen na F1:
Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 da atual temporada com 170 pontos, 53 pontos a mais que seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. O piloto holandês esteve em todos os pódios do ano até o momento – quando não foi o primeiro colocado, ficou com a segunda colocação.
Ao todo, desde que estreou na Fórmula 1, em 2015, Verstappen soma 170 corridas da categoria na carreira. São 40 vitórias, 84 vezes marcando presença no pódio, 24 poles e 24 vezes ostentando a melhor volta. Para efeito de comparação, apenas cinco pilotos na história da modalidade possuem mais vitórias que o holandês. A lista tem Lewis Hamilton (103), Michael Schumacher (94), Sebastian Vettel (53), Alain Prost (51) e Ayrton Senna (41).