A Supercars confirmou qual será seu calendário de 2024 e anunciou ainda uma novidade surpresa, a de que haverá uma rodada de resistência em 2025. A categoria revelou uma programação de 12 eventos que começará em Bathurst, entre 23 e 25 de fevereiro, e terminará nas ruas de Adelaide, em 17 de novembro.
O Bathurst 500 fará parte do Bathurst SuperFest, que será realizado no fim de semana seguinte ao evento GT 12 Hours. O Supercars estarão ainda no Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, em março, antes de uma visita à nova casa da categoria na Nova Zelândia.
Em agosto deste ano, foi confirmado que oo Supercars estariam do outro lado da Tasmânia em 2024, após fazer a viagem apenas uma vez desde o início da pandemia em 2020. Este evento será o Taupo International Motorsport Park, com contrato em vigor para sediar a série até pelo menos 2026.
O local abrigará uma estreia de um novo formato, com duas corridas de 200 km e reabastecimento obrigatório. A agora tradicional Sydney SuperNight será realizada entre 20 e 21 de julho, após as corridas em Perth, Darwin e Townsville. Completando a ação antes da temporada está o Tasmania SuperSprint. A 60ª edição do Sandown 500 será disputada no dia 22 de setembro.
O anúncio do Supercars para 2025
A especulação sobre a corrida de resistência vinha sendo alimentada há algum tempo, até que foi realizado o anúncio de que The Bend, no Shell V-Power Motorsport Park, que perde uma vaga na próxima temporada, mas sediará o evento em 2025. Os Supercars retornarão a Bathurst para o 1000 entre 10 e 13 de outubro, com Gold Coast e Adelaide completando a campanha.
“O ano de 2024 já se configura como um dos maiores da história do nosso esporte. As celebrações em Sandown serão únicas e homenagearão algumas das maiores corridas já vistas no automobilismo australiano. O Bathurst SuperFest dará aos fãs cerca de duas semanas para celebrar alguns dos melhores pilotos do mundo, enfrentando o Mount Panorama. Agradecemos ao governo de NSW e ao Conselho Regional de Bathurst por apoiarem nossa visão de trazer algo novo aos fãs. Após discussões com a administração do The Bend, ambas as partes concordaram que o melhor resultado é focar em 2025, onde o local do sul da Austrália sediará um evento de resistência pela primeira vez”, disse o CEO da Supercars, Shane Howard, em trecho divulgado pelo Motorsport.
“O circuito tem produzido momentos incríveis na pista desde 2018 e é adequado para corridas de resistência de Supercars. Estamos todos entusiasmados para ver o que acontece na pista quando as corridas de resistência estrearem em The Bend em 2025. No próximo ano veremos uma nova safra de pilotos percorrendo alguns dos circuitos mais difíceis do mundo, com todos os estados mais uma vez, mantendo a nossa presença em toda a Austrália.”