O Blog Voando Baixo, comandado pelo comentarista dos Canais Sportv Rafael Lopes, noticiou em primeira mão os esforços do bicampeão da Porsche Cup Brasil, o gaúcho Marçal Muller em missões humanitárias em seu estado natal, que enfrenta a pior catástrofe ambiental da história do Brasil.
Desde o dia 2 de maio, o estado vem sendo assolado por fortes chuvas, que inundaram diversos municípios de diferentes partes do Rio Grande do Sul. Muller, juntamente com o Aeroclube de Garibaldi, estão realizando diariamente missões humanitárias para as regiões mais afetadas do RS, sendo, segundo o piloto, a cidade de Eldorado do Sul a região mais critica das missões.
“A situação é muito triste, já tivemos que pousar no meio da estrada e a situação pode ser muito perigosa com as pessoas se aproximando das aeronaves em busca das doações, é uma situação muito triste que estamos enfrentando” disse o piloto do Porsche #544
Além dos voos de missões humanitárias, o Aeroclube tem recebido doações para seguir operando as aeronaves (todas particulares de empresários da região, que estão disponibilizando seus equipamentos para as missões) para pagar o querosene necessário para que elas operem, este também já se encontra em falta na região sul do país.
Além da capital Porto Alegre, Muller realizou voos para uma dezena de cidades, entre elas Eldorado do Sul, Nova Prata, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Lajeado e outras cidades afetadas pelas cheias dos rios.
O piloto também motivou sua principal apoiadora na Porsche Cup, a Farben. Junto ao piloto gaúcho, a marca oficial de tinta automotiva da categoria, com sede em Santa Catarina também está com campanhas para arrecadação de doações em prol dos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul
“Hoje (07) foi o dia em que mais conseguimos voar, fizemos diversas missões, apesar da turbulência pelo vento na manhã. Salvamos muitas crianças ao longo do dia, na parte da tarde fizemos algumas entregas em Guaíba e em Eldorado. Nosso movimento tem dado certo, helicópteros de outros estados estão chegando para ajudar o projeto do Asas pelo RS. Agradeço a todos que estão compartilhando e pedindo apoio nas redes sociais.” Disse o piloto.
A situação ainda é complicada, as águas continuam descendo em direção a região baixa do estado e a situação do alagamento ainda vai perdurar por diversos dias e as previsões apontam chuva para o fim da atual semana, completou o gaúcho natural de Nova Hertz.