A Porsche Carrera Cup Benelux 2023 chega à metade da temporada com muita disputa entre os PRO-AMs. No próximo fim de semana, Joan Vinyes encerra a maratona de provas durante o mês de junho, ao assumir o volante para lutar por um lugar entre os melhores da categoria no circuito de Zandvoort.
Trata-se do terceiro encontro da competição em que ocorre uma mistura de interesses. Enquanto os pilotos mais jovens procuram um meio para campeonatos mais exigentes, outros colocam toda a experiência na pista e não descartam a possibilidade de batalhar pela vitória. Seja como for, a mistura é às vezes explosiva e a competitividade pode se refletir em eventual bandeira vermelha.
O piloto andorrano, contudo, está confiante antes de visitar um dos grandes palcos do automobilismo europeu. “É uma pista em que competi pela primeira vez no final de 2022 e na qual, desde o início, me senti muito confortável. O desafio será continuar nesta linha e encurtar as diferenças que neste momento nos separam do líder da equipa provisória”, disse Vinyes.
Zandvoort é um layout octogenário com características muito particulares. O traçado da costa do Mar do Norte, com 4.259 metros de comprimento, tem como zona mais rápida a linha de chegada. As 14 curvas que compõem o traçado estão distribuídas na restante área da etapa.
O percurso endossado pelo ídolo local, Mark Verstappen, bicampeão mundial de Fórmula 1, foi elogiado por Vinyes no final do encontro de 2022: “É uma pista espetacular, pela dificuldade que me lembrou Jarama”, opinou ele.
Nesta terceira etapa do Porsche Cap Benelux 2023, Vinyes terá seu primeiro contato com a pista na sexta-feira (23), nos treinos livres que, dessa vez, terão uma hora. O dia de sábado (24) será difícil. Pela manhã, terão início os 35 minutos de treino oficial, um dos momentos críticos de qualquer prova.
A dificuldade do segundo dia em Zandvoort vai continuar a partir das tarde, altura em que terá início a primeira prova. O trecho 100% competitivo desta terceira rodada termina com a disputa da segunda prova no domingo (25).
Vinyes viaja para a Holanda com a intenção de continuar na batalha pela vitória entre os PRO-AM. Nos dois primeiros encontros, as vitórias ficaram entre três pilotos, sendo o britânico Aaron Mason o único que repetiu no topo do pódio. O piloto da Baporo Motorsport, que já subiu ao pódio nos dois circuitos anteriores, parece disposto a dar um passo além num cenário onde já sabe o que é vencer.