Neste fim-de-semana, acontecerá o Rally da Escandinávia, válido pelo Campeonato Europeu de Rally (ERC). Assim, a etapa realizada entre sexta (07) e domingo (09) será composta por 16 estágios com trajeto pela Suécia, com a cerimônia de abertura e o pódio ocorrendo na cidade de Karlstad.
Dessa forma, uma família se sentirá em casa: a Solberg, que apresentará veteranos que já foram campeões mundiais, além de representantes da nova geração. Ao todo, seis membros dos Solberg participarão da etapa sueca do Campeonato Europeu de Rally, que conta com 47 inscritos.
O mais jovem que estará no volante é o sueco-norueguês Oliver Solberg, de 21 anos, que estreará no ERC nesta temporada. Desse modo, conduzirá o mesmo Volkswagen Polo GTI R5 que dirigiu no Campeonato Europeu de Rally de 2019 e 2020.
Campeão mundial de rali, Petter Solberg estará presente na etapa da Escandinávia do Campeonato Europeu de Rally
Oliver estará acompanhado por outros cinco familiares no teste de Angebackstorp de sexta-feira (07) e na etapa de Collins de sábado (08). Seu pai, o norueguês Petter Solberg, foi campeão mundial de rali em 2003. Junto com ele, estará sua mãe, a sueca Pernilla, além do tio Henning Solberg. Este competiu no Campeonato Mundial de Rally (WRC) entre 1998 e 2019 e estará no Rally da Escandinávia ao lado da esposa Maud, sob o volante de um Toyota Celica Turbo 4WD.
Petter Solberg, aos 48 anos, dirigirá um Citroen C4, do qual obteve um terceiro lugar no WRC de 2010. O campeão mundial estará acompanhado de sua mãe Tove, de 72 anos, que será a co-piloto. Ela possui títulos de autocross na Noruega. “O que posso dizer? Vai ser uma semana muito especial para nós”, declarou Petter.
Já sua esposa Pernilla Solberg, 50 anos e veterana do WRC na década de 1990, conduzirá um Mitsubishi Lancer Evo VI utilizado no ano 2000. Ela estará ao lado da mesma co-piloto de sua época, Ulrika Mattsson. “Para Ulrika e eu, será incrível começar uma etapa juntos novamente, depois de tanto tempo”, exaltou Pernilla.