Heikki Kovalainen, ex-Fórmula 1, conquistou seu segundo título consecutivo do All-Japan Rally no último fim de semana. Ele e sua copilota Sae Kitagawa venceram a competição após um 3º lugar na etapa que se encerrou em Hokkaido.
A pontuação conquistada foi suficiente para que Heikki e Sae, que pilotaram um Skoda Fabia do Team Aicello, garantissem o título do campeonato que passa pelas estradas de todo o país asiático.
“O plano para o fim de semana era tentar conquistar o título, o que funcionou bem“, disse Kovalainen. “Mas, para ser honesto, fiquei um pouco desapontado por não termos tido um ritmo melhor na terra em comparação aos adversários“; lamentou o piloto de 41 anos.
Passagem pela Fórmula 1
Kovalainen chegou à Fórmula 1 em 2005, para atuar como piloto de testes da Renault. Ele se tornou o segundo piloto da escuderia após a saída de Fernando Alonso, em 2007. Seu primeiro pódio na F1 veio quando terminou em 2º lugar no GP do Japão, ainda em seu primeiro ano.
Em 2008 rumou para a McLaren após Alonso retornar para a Renault. Pela escuderia britânica, Heikki conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, ao chegar na frente no GP da Hungria. Ele correu ao lado de Lewis Hamilton no ano do primeiro título mundial do piloto britânico.
Por fim, em 2010, Heikki Kovalainen chegou à Lotus Racing (renomeada posteriormente como Team Lotus), por onde ficou até o fim de sua passagem pela F1, em 2013.
Um dos momentos mais marcantes do finlandês pela categoria foi durante o GP de Singapura de 2010. Na ocasião, ele teve de abandonar a corrida após sua Lotus pegar fogo. Porém, o que mais chamou a atenção foi o fato dele mesmo ter ajudado a conter rapidamente o incêndio com um extintor.
A propósito, o GP de Singapura deste ano ocorrerá no próximo domingo (17), com chances de título antecipado da Red Bull no Mundial de Construtores. Todo o fim de semana de Fórmula 1 ocorrerá no Circuito Urbano de Marina Bay.