A Hyundai anunciou que Teemu Suninen pilotará sua terceira entrada oficial no Campeonato Mundial de Rali (WRC) no próximo mês, durante o Rali da Europa Central, penúltima etapa da temporada. O finlandês foi promovido ao terceiro carro oficial da Hyundai, um i20 N Rally1, que compartilhará com Dani Sordo, nas etapas do WRC na Estônia e na Finlândia, ocupando a vaga deixada pelo falecido Craig Breen.
No mês passado, a montadora sul-coreana revelou que Suninen terá também a oportunidade de participar de um terceiro rali de terra quando o WRC voltar ao Chile, pela primeira vez desde 2019, no final do mês.
Agora, a Hyundai ofereceu a Suninen a chance de competir em um rali do WRC no asfalto, através do Rali da Europa Central inaugural, que ocorrerá de 6 a 9 de outubro. O rali atravessará a fronteira de três países, utilizando estradas na República Tcheca, Áustria e Alemanha.
É também esperado que o piloto enfrente Sebastien Ogier, que deve assumir o volante do terceiro GR Yaris da Toyota para essa etapa. O francês sugeriu no último fim de semana que essa seria provavelmente sua próxima participação no ano.
Para se preparar para o rali, Suninen parece estar prestes a enfrentar a última etapa do campeonato nacional austríaco, o OBM Bucklige Welt Rallye, ao volante de um i20 N Rally1 neste fim de semana. O atleta impressionou em ambas as participações em etapas rápidas de cascalho, terminando em quinto lugar na Estônia antes de repetir o resultado com um quarto lugar em seu evento em casa, na Finlândia.
No mais, o anúncio da formação de pilotos da Hyundai pode abrir caminho para o retorno de Sordo ao terceiro carro da Hyundai na final da temporada, no Japão, de 16 a 19 de novembro. O piloto de 40 anos disputou a etapa no ano passado, que terminou em abandono devido a um incêndio em seu carro.
Sordo se juntou novamente à equipe Hyundai no último fim de semana, na Grécia, onde terminou em terceiro lugar e conquistou seu 56º pódio na carreira no WRC, o que o igualou ao nono lugar na lista de pilotos com mais pódios na história do campeonato.
Falando na coletiva de imprensa pós-evento, ele sugeriu que o Japão seria seu próximo destino, embora a Hyundai ainda não tenha confirmado isso. O futuro do veterano espanhol com a equipe além desta temporada ainda está por determinar.