in

Rally Dakar 2024 tem percurso divulgado: Confira datas, etapas, distância e muito mais

Foram revelados diversos detalhes sobre a competição; fique por dentro de tudo o que você precisa saber

Rally Dakar 2024, Red Bull
Reprodução / Red Bull Content Pool

O Rally Dakar chega em sua 46ª edição no início do próximo ano, mais especificamente em 5 de janeiro, percorrendo assim a Arábia Saudita.

Esta será a quinta vez que o tradicional e emocionante evento de rally terá como sede o país árabe. No entanto, esta promete ser a visita mais desafiadora até o momento, composta por doze etapas especiais, além do prólogo que dará início às ações.

Conforme informado pelo portal Motorsport.com, a grande novidade deste ano é o desafio de 48 horas, uma maratona cronometrada de 584 quilômetros. Um aspecto exclusivo desta etapa é que os competidores largarão pela manhã, farão uma parada à noite e retomarão as atividades no dia seguinte.

Nesta mesma fase, os pilotos deverão parar no acampamento mais próximo após as 16h (horário local), antes de reiniciarem a marcha às 7h da manhã do dia seguinte.

O percurso total do Rally Dakar 2024 será assim de 7.891 quilômetros, dos quais 4.727 deles serão cronometrados. A cidade de Al-Ula sediará o prólogo, determinando a ordem de largada. Dessa forma, esses 27 quilômetros serão cruciais para enfrentar a primeira semana, descrita pelo diretor do rali, David Castera, como “muito difícil”.

A primeira etapa especial levará os formidáveis pilotos de rally entre o local de partida e Al Henakiyah, seguindo em direção a Al Duwadimi. No entanto, momentos difíceis também os aguardam no trecho que conecta essa cidade ao próximo acampamento em Al Salamiya.

A partir daí, os participantes seguirão para Al-Hofuf, em uma etapa um pouco mais curta que as outras, mas com muitos quilômetros de ligação. A fase seguinte levará os pilotos para Shubaytah. Após completar essas cinco primeiras etapas, chegará então o momento do desafio de 48 horas.

Edição contará com mais de 700 competidores

Riad servirá assim como ponto de recarga antes da intensa segunda semana, que terá início em uma longa jornada até Al Duwadimi, seguida por Ha’il e retornando ao ponto de partida em Al-Ula. Neste momento os pilotos terão que completar outra volta antes de seguir para o destino final em Yanbu.

Os participantes alcançarão enfim a linha de chegada após uma etapa final de 175 quilômetros pela cidade costeira em 19 de janeiro, marcando a coroação do vencedor com o Troféu Touareg.

Ao todo, 778 competidores, incluindo pilotos e equipes, participarão da próxima edição. Eles estarão distribuídos em 137 motos, 153 carros em diversas categorias, 46 caminhões, 10 quadriciclos, 80 veículos clássicos e 10 veículos Dakar Future.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Christian Horner, Red Bull, Fórmula 1, GP de Las Vegas

Horner admite tensão durante o GP de Las Vegas: “Fechei os olhos em alguns momentos”

Foto de Lewis Hamilton, Mercedes, no GP de Las Vegas para ilustrar o piloto que teve modelo de seu primeiro carro na equipe vendido em leilão por valor milionário

Primeiro carro de Lewis Hamilton na Mercedes é vendido em leilão