A 70ª etapa do WRC Safari Rally Quênia 2023 será mais complicada que outras, segundo o piloto Ott Ranak. Isso porque o clima recente e as fortes chuvas previstas para a corrida devem dificultar e podem ser “desastres” segundo o piloto. Em entrevista ao Motorsport, Tanak demonstrou preocupação com o ritmo da corrida.
“No geral, acho que as etapas de sexta-feira serão muito boas, mas sábado será um desastre e domingo um pouco confuso. É a especificação adequada do Safari e eu diria mais do que vimos no último alguns anos”, destacou o estoniano sobre a etapa do rally, já que algumas mudanças nas rotas também podem mudar algumas coisas no traçado.
Ele ainda comparou a prova que será disputada no final de semana com “dirigir na lua”. Para ele, os pilotos também terão que contar com a sorte.
“O ano passado não foi tão ruim e o ano anterior talvez um pouco mais difícil, mas este ano em alguns lugares no sábado é como dirigir na lua. Vai ser uma loteria. É apenas uma aspereza geral e às vezes é difícil encontrar a estrada nos campos.”
Ainda segundo Tanak, não será o piloto mais rápido, mas sim o que conseguir concluir.
“Existem pedras e rochas e coisas em lugares que são bastante difíceis de entender de onde vieram. Com certeza, se estiver chovendo, também teremos alguns buracos de lama profundos. Não vai ser sobre o piloto mais rápido que vai ganhar. Será o primeiro piloto a terminar. Eu diria que, dada a forma como são as etapas de sábado, será difícil para o piloto mais inteligente administrar. Você precisa ter sorte.”
Assim como Tanak, piloto pole position acredita na mesma teoria
Líder do campeonato e pole position na etapa, Kalle Rovanpera concorda com Tanak sobre as dificuldades da corrida. Para ele, a chuva também pode ser um grande problema.
“Parece que algumas partes estão muito boas, mas muitas partes depois da chuva são ainda mais duras, muito cascalho e areia foram arrastados. Acho que vai ser difícil. Começando na primeira etapa na manhã de sexta-feira”, concluiu Kalle Rovanpera ao Motorsport.