in

Toyota quer vencer etapa do Japão do WRC e libera pilotos para “atacar totalmente” os adversários

Chefe da Toyora liberou seus pilotos para buscarem a vitória após o título ser confirmado

ogier-toyota
Divulgação/WRC

Os pilotos da Toyota estarão livres para “atacar totalmente” no final da temporada do WRC, o Campeonato Mundial de Rally, neste fim de semana no Japão. A equipe tenta conseguir uma vitória em casa.

A marca japonesa dominou a temporada de 2023, vencendo oito dos 12 eventos até o momento, selando a dobradinha do título de pilotos e fabricantes pela terceira temporada consecutiva, e conquistando o sexto título de construtores no Chile, antes de Kalle Rovanpera conquistar o segundo título de pilotos no Rally da Europa Central no mês passado.

Porém, a equipe ainda tem um objetivo a cumprir, que é vencer o Rally do Japão pela primeira vez depois de perder para a rival Hyundai em 2022. Apenas uma marca japonesa venceu o Rally do Japão anteriormente, a Subaru, que triunfou na edição inaugural do evento WRC em 2004 com Petter Solberg.

Chefe da Toyota quer vitória no Japão

Depois de perder nas etapas de asfalto em torno de Toyota City no ano passado, o chefe da equipe, Jari-Matti Latvala, diz que sua equipe está ainda mais motivada para garantir a vitória neste fim de semana.

“Agora que garantimos os três títulos mais uma vez, o objetivo claro que resta é vencer o Rally do Japão, que é nosso evento de casa. No ano passado, conseguimos levar Takamoto ao pódio diante dos fãs, o que foi muito bom, mas desta vez todos estão muito motivados para conseguir a vitória”, disse Latvala em trecho divulgado pelo Motorsport.

“Teremos todos os quatro pilotos lá e eles não precisam mais se preocupar com o campeonato, então estão livres para atacar totalmente e almejar a vitória. É um evento desafiante porque apesar de ser o segundo consecutivo em asfalto, as estradas no Japão são muito diferentes das da Europa Central. Sem a oportunidade de testar antes, precisamos ser capazes de adaptar a configuração do carro em conformidade.”

A Toyota irá mais uma vez apresentar um quarteto no GR Yaris para Rovnapera, Elfyn Evans, Sebastien Ogier e Katsuta. Ogier, que conquistou três vitórias nesta temporada, diz que sente a “responsabilidade” de entregar um bom desempenho neste fim de semana.

“Estou ansioso pelo Rally do Japão. Embora já tenhamos alcançado os nossos principais objetivos para a temporada como equipe, como piloto da Toyota ainda sinto a responsabilidade de tentar conseguir uma vitória em casa”, disse Ogier.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

luca marini honda

Luca Marini vê ida à Repsol Honda ser criticada: “Uma das piores contratações da história”

Bagnaia ducati

Bagnaia acredita que Ducati deve manter Bastianini em vez de promover Jorge Martin