A WRC passa por um momento de transição, de modo que o campeonato procura estudar novos métodos, regras e ideias. Nesse sentido, a FIA, os promotores do Campeonato Mundial de Rali e a Pirelli estão trabalhando juntos para tentar adotar estratégias não tão invasivas para as equipes que podem ceder variáveis todo fim de semana.
São ideias que podem deixar claras as habilidades estratégicas dos principais protagonistas da competição, explorando o material que já têm disponível. Trata-se dos pneus. A Pirelli traz pneus Prime e Option para todos os eventos. Os Primes significam os compostos mais utilizados no evento. Não é por acaso que toda tripulação tem um número maior deles do que o Option, devido a vários fatores como a composição da base, o clima, a duração e a dureza dos especiais.
A Option é indicada como os pneus que uma equipe pode precisar em casos mais esporádicos, mas isso não significa que eles não possam ser usados em determinadas condições. No Rally da Finlândia todas as equipes ao volante de um carro Rally1 usaram apenas pneus Soft, indicados pela Pirelli como Prime para o fim de semana. A Option, ou seja, os compostos Hard dos Scorpions, permaneceu nas prateleiras, sem uso.
No final do evento, Terenzio Testoni, gerente de atividades de rali da Pirelli, anunciou que começou a trabalhar com a FIA e os promotores do Campeonato Mundial de Rali para estudar a possibilidade de tornar obrigatório o uso de um conjunto de opções para cada rali que faz parte do calendário.
Essa ideia, se aprovada, pode trazer diversos benefícios: incluindo o aumento de estratégias na corrida; ademais, também aumentaria a capacidade dos pilotos de ler os testes. As escolhas podem variar de acordo com as ideias das equipes, trazendo assim um fator de imprevisibilidade para quem acompanha o evento.
“Na Finlândia, os pneus de composto Scorpion Soft voltaram a garantir não só aderência e performance, mas também grande durabilidade, eliminando qualquer possibilidade de estratégias e diversificação de escolhas por parte das equipas”, disse.
“Por isso estamos a trabalhar com a FIA e os promotores do WRC para tornar obrigatório em todos os ralis o uso de um conjunto de pneus Option, duros ou macios. Pensamos que desta forma as corridas se podem tornar mais animadas e interessantes. , aumentando o nível de desafio para pilotos e equipes”, concluiu ele.
A intenção da Pirelli, juntamente com a FIA e os Promotores, é examinar a ideia e possivelmente incluí-la a partir da próxima temporada, caso seja encontrado um acordo entre as partes em questão.