in

WRC analisa possível mudança de regras para pneus

FIA e promotores do campeonato mundial dedicado a ralis estudam implementar novas ideias na próxima temporada; leia mais

Divulgação

A WRC passa por um momento de transição, de modo que o campeonato procura estudar novos métodos, regras e ideias. Nesse sentido, a FIA, os promotores do Campeonato Mundial de Rali e a Pirelli estão trabalhando juntos para tentar adotar estratégias não tão invasivas para as equipes que podem ceder variáveis ​​todo fim de semana.

São ideias que podem deixar claras as habilidades estratégicas dos principais protagonistas da competição, explorando o material que já têm disponível. Trata-se dos pneus. A Pirelli traz pneus Prime e Option para todos os eventos. Os Primes significam os compostos mais utilizados no evento. Não é por acaso que toda tripulação tem um número maior deles do que o Option, devido a vários fatores como a composição da base, o clima, a duração e a dureza dos especiais.

A Option é indicada como os pneus que uma equipe pode precisar em casos mais esporádicos, mas isso não significa que eles não possam ser usados ​​em determinadas condições. No Rally da Finlândia todas as equipes ao volante de um carro Rally1 usaram apenas pneus Soft, indicados pela Pirelli como Prime para o fim de semana. A Option, ou seja, os compostos Hard dos Scorpions, permaneceu nas prateleiras, sem uso.

No final do evento, Terenzio Testoni, gerente de atividades de rali da Pirelli, anunciou que começou a trabalhar com a FIA e os promotores do Campeonato Mundial de Rali para estudar a possibilidade de tornar obrigatório o uso de um conjunto de opções para cada rali que faz parte do calendário.

Essa ideia, se aprovada, pode trazer diversos benefícios: incluindo o aumento de estratégias na corrida; ademais, também aumentaria a capacidade dos pilotos de ler os testes. As escolhas podem variar de acordo com as ideias das equipes, trazendo assim um fator de imprevisibilidade para quem acompanha o evento.

“Na Finlândia, os pneus de composto Scorpion Soft voltaram a garantir não só aderência e performance, mas também grande durabilidade, eliminando qualquer possibilidade de estratégias e diversificação de escolhas por parte das equipas”, disse.

“Por isso estamos a trabalhar com a FIA e os promotores do WRC para tornar obrigatório em todos os ralis o uso de um conjunto de pneus Option, duros ou macios. Pensamos que desta forma as corridas se podem tornar mais animadas e interessantes. , aumentando o nível de desafio para pilotos e equipes”, concluiu ele.

A intenção da Pirelli, juntamente com a FIA e os Promotores, é examinar a ideia e possivelmente incluí-la a partir da próxima temporada, caso seja encontrado um acordo entre as partes em questão.

Arthur Santos Eustachio

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero.

Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen.

No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Comentários

Loading…

Alex Márquez

Alex Márquez lamenta e justifica motivo para abandono em Silverstone

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton é especulado na Ferrari e Carlos Sainz na Audi; entenda