O Campeonato Mundial de Rally, o WRC, confirmou a volta do Rally da Finlândia em 2024 após sete anos. Os organizadores da prova no país europeu revelaram o percurso que será utilizado neste ano, incluindo o retorno da famosa etapa de Ouninpohja.
O rally, que será na 9ª etapa do campeonato, de 1 a 4 de agosto, terá um itinerário revisto. No total, 61% do percurso foi alterado em comparação com os última anos, enquanto 12% do percurso é inteiramente novo em relação ao início da era moderna do WRC, em 1997, segundo publicou o Motorsport.
A mudança mais comentada é mesmo a inclusão de Ouninpohja, que volta ao WRC, o que não ocorria desde desde 2016. Esta etapa será disputada no formato de 33 quilômetros de “longa”, mas este ano será na direção oposta.
A etapa está entre as mais famosas da história do WRC, conhecida pelos seus saltos de alta velocidade e pelas curvas desafiadoras. O retorno antecipado incluirá duas passagens no teste na etapa de sábado. O rally terá 305 quilómetros de etapas cronometradas e permanecerá sediado na cidade de Jyvaskyla.
Responsável pela etapa do WRC, Kai Tarkiainen admitiu felicidade com o retorno
Em trecho divulgado pelo Motorsport, Kai Tarkiainen falou sobre a volta da etapa no Rally da Finlândia do WRC.
“Acredito honestamente que esta é uma rota excepcional, uma das melhores de sempre. Aqui na Finlândia, temos muita sorte de beneficiar do excelente feedback de todos os nossos stakeholders e levamos em conta tudo o que eles disseram para chegar a um caminho que combina com sucesso a tradição com a inovação. É claro que algumas das etapas principais ainda estão lá, mas de uma forma diferente em comparação com a forma como as vimos antes, e também temos algumas estradas totalmente novas”, revelou o organizador, que seguiu.
“Agrupamos as etapas de forma a que os espectadores possam ter uma experiência muito fácil e intuitiva, enquanto experimentam o que de melhor o Rally da Finlândia pode oferecer. Sustentabilidade e comunidade estão no topo da nossa agenda, por isso também consideramos isso com muito cuidado ao planejar nosso itinerário para 2024. O resultado é um evento que beneficia não apenas as comunidades locais, mas toda a família global de rallys como um todo.”