Enquanto os líderes do Campeonato Mundial de Rali se preparam para a batalha na Itália esta semana, o mesmo acontece com o Safari Rally do Quênia, que acontece de 21 a 25 de junho.
A lista de inscritos para o evento, anunciado como a rodada mais difícil do calendário da categoria, inclui 10 carros de Rally1 de alto nível, 11 pilotos do WRC2 e mais cinco WRC3s.
Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier, vencedores das duas edições anteriores, alinham o Toyota GR Yaris ao lado de Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, que terminou por duas vezes no pódio no Quénia.
Por seu lado, a Hyundai Motorsport inscreveu um trio de i20Ns para Esapekka Lappi, Thierry Neuville e Dani Sordo; Ott Tänak , Pierre-Louis Loubet e Jourdan Serderidis vão pilotar o M-Sport Ford Pumas.
Kajetan Kajetanowicz lidera a classificação do WRC2 em um Škoda Fabia RS Rally2, ao passo que os outros participantes na principal categoria de suporte incluem Grégoire Munster – Ford Fiesta Rally2 – e Karan Patel – Ford Fiesta R5.
Com o número trinta, estará um grande conhecedor do Quénia, o piloto Pietro Canobbio, italiano que vive no país há mais de três décadas. Ele, aliás, está registrado com a nacionalidade queniana. Por isso, ele sabe como se deslocar pelas estradas africanas e por todo o circuito do WRC.
Ao volante do Hyundai i20 Rally2, Canobbio terá a companhia de Flavio Zanella e competirá no WRC 2. Também haverá, além disso, outro italiano na largada novamente com um Rally2; desta vez, porém, é um Ford Fiesta Rally2 nas mãos de Giancarlo Davite.
Atualmente, Kalle Rovanperä lidera a tabela de 2023 com 98 pontos; em segundo lugar vem Ott Tanak, somando ao todo 81 pontos; Sébastien Ogier, com 69, Elfyn Evans, também com 69, Thierry Neuville, com 68, fecham o top 5 do ano até o momento.