in

Após recorde, Ricardo Zonta é pole em quali de destaque para novatos no Velocitta

Gianluca Petecof vai largar na terceira posição e Dudu Barrichello em sexto neste domingo

Um sábado perfeito para Ricardo Zonta no autódromo do Velocitta, na cidade de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Tudo começou pela manhã, quando no segundo treino livre para a sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car, o paranaense bateu o recorde da pista com o carro atual da categoria, usado desde 2020, com 1:29.295. À tarde, ele confirmou o bom desempenho e marcou a pole position para a primeira corrida deste domingo, com o tempo de 1.30.066, a sexta de sua carreira na Stock Car.

De quebra, Ricardo Zonta se tornou o maior pole position da história do Velocitta na Stock Car. O piloto da equipe Shell-RCM alcançou sua terceira pole no circuito do interior paulista, que recebe corridas da categoria desde 2017, superando Julio Campos e Thiago Camilo, que têm duas cada um. Foi também o melhor Qualifying da Shell na temporada 2023, que ainda teve Gianluca Petecof na terceira posição do grid.

“O mais importante de tudo é largar por dentro e ainda mais em primeiro. Isso mostra o trabalho que a gente fez com a equipe durante todo o fim de semana. Mesmo com as mudanças de composto de pneu, de asfalto, que tem mais aderência agora em certas curvas, deu para achar um bom acerto para estas condições. Aequipe está de parabéns porque a gente evoluiu muito. Em cada treino a gente evoluiu o carro. Vamos mirar para a corrida agora, que é o mais importante, disse Ricardo Zonta.

Foi a melhor classificação também de Gianluca Petecof na Stock Car. Em sua primeira temporada completa na principal categoria do esporte a motor brasileiro, Petecof colocou seu Toyota Corolla #101 em terceiro lugar no grid da primeira corrida deste domingo no Velocitta. Com a pole de Ricardo Zonta, o resultado combinado da dupla representa a melhor performance em qualis da história da Shell na Stock Car.

Consistente desde a primeira volta no moderno traçado do interior paulista, Petecof abriu os trabalhos da sexta etapa da temporada com direito a recorde da atual configuração da Stock Car, no treino para estreantes realizado na sexta-feira. No sábado deu sequência ao bom trabalho, com direito a uma boa dose de emoção no classificatório.

“Estou muito feliz por tudo o que a gente fez essa semana. Desde o primeiro treino a gente sentiu que estava bem. Em Interlagos, a gente conseguiu mostrar desempenho bom no Q1, mas faltou no Q2. Dessa vez, quase não passo para o Q2 depois de um errinho ali no Q1, mas deu tudo certo. Fomos P1 no Q2. Brigamos até o final no Q3, faltou um pouquinho para a pole, mas estou muito feliz. Parece que é um peso saindo das costas, finalmente largando lá na frente. Agora vamos ver na corrida”, disse Gianluca Petecof.

Outro destaque do qualifying foi Dudu Barrichello. Com um carro consistente desde o primeiro dia de atividades de pista do dia, ele chegou a registrar o recorde de volta mais rápida da nova geração da Stock Car no traçado do interior paulista, mas logo teve sua marca superada por um concorrente e agora tem a segunda melhor marca da história da pista. O filho mais velho de Rubens Barrichello terminou o dia na sexta posição e parte do mesmo posto no domingo.

“Foi um dia muito bom para nós! Meu melhor classificatório na Stock Car e também meu primeiro Q3, estou muito feliz com isso. Estou muito feliz com o desempenho, o carro estava ótimo e a pista é incrível. No Q3 o carro estava difícil de guiar, era uma máquina muito agressiva e sabíamos que não teríamos o balanço ideal para disputar a pole. É muito bom largar de P6, muito mais para frente do que estava largando nesta temporada e ainda tive o prazer de dividir o grupo dos seis melhores com meu pai. Agora vamos com tudo para amanhã e somar bons pontos no campeonato”, disse Dudu Barrichello.

As duas corridas da sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car terão transmissão ao vivo no domingo pela Band e pelos canais sportv.

Comentários

Loading…

Sergio Pérez

Sergio Pérez desabafa e admite falta de confiança na Red Bull

Referência mundial em termos de competitividade por colocar rotineiramente mais de 25 carros em menos de meio segundo, a Stock Car passa a se posicionar também como um novo padrão de tecnologia entre campeonatos nacionais do esporte. Os avanços promovidos pelo novo modelo levaram em consideração objetivos tecnicamente ousados, resultando em um bólido muito mais veloz, estável, seguro e também de menor custo na competição.

Stock Car apresenta novos modelos de carro