A principal categoria do automobilismo nacional tem rejuvenescido seu grid nos últimos anos e a safra dos rookies de 2023 da Stock Car se mostrou uma das mais promissoras em anos para a categoria.
E uma dessas figuras que veremos cada dia mais em destaque nos carros da Stock é a do brasiliense Enzo Elias. O multicampeão de Porsche já entrou em sua primeira temporada completa no certame com a bagagem de vencedor.
Mas, antes de falarmos da jornada de Enzo Elias na Stock Car, vamos conhecer um pouco de quem é o brasiliense de 21 anos e por que ele desponta como um dos nomes mais promissores do nosso automobilismo nos carros de turismo.
Começou aos 11 anos de idade no kartismo em Brasília e competiu na principal base do automobilismo mundial até os 17 anos, onde fez sua transição aos monopostos, no extinto campeonato da Fórmula 3 Brasil Light, no qual foi terceiro colocado em sua temporada de estreia, somando duas vitórias ao longo daquele ano.
Sua primeira empreitada nos carros de turismo aconteceu um ano mais tarde, na Porsche Cup. 2019 veio o título da Porsche Carrera Cup 3.8, honraria que rendeu a Elias o posto de mais jovem campeão em um campeonato de Porsche no mundo, com 16 anos de idade.
Ao saltar para a principal categoria dos carros de competição mais produzidos do planeta, Enzo continuou sendo protagonista. Em 2020 foi vice-campeão da Sprint Series, campeonato de corridas curtas da categoria e no ano seguinte cravou o título da Endurance Series, o certame das corridas longas, ao lado de Jeff Giassi, dominando o campeonato e garantindo o “caneco” nas três modalidades que disputou: Geral, Sport e Rookie. Os esforços culminaram também no título overall da categoria, que soma os pontos nos dois campeonatos da Porsche Cup Brasil.
Em 2022 o apogeu dentro da Cup. Estreando os carros da nova geração, os Porsche 911 GT3 Cup 992, Elias dominou o campeonato.
Venceu cinco das 12 provas da Sprint Challenge, somando vitórias em todos os autódromos que a categoria acelerou na temporada. Além disso, colocou seu nome na história do automobilismo sulamericano ao registrar em Termas de Río Hondo a volta mais rápida da história do autódromo argentino e ter o capô de seu carro colocado no museu do autódromo.
O destaque na Porsche Cup fez o jovem piloto representar o Brasil por duas vezes no concorrido Porsche Junior Program. O programa de jovens talentos da montadora de Stuttgart que premia o vencedor com o título de piloto de fábrica da Porsche.
Em 2023 chegou ao topo da cadeia do automobilismo nacional, a Stock Car. Ao assinar com a equipe Crown Racing, Elias deu o passo decisivo em sua carreira nos carros de turismo. Com o status de Rookie na atual temporada, Enzo já chega com bagagem na principal categoria do automobilismo nacional.
Na abertura da temporada de 2022, o piloto foi convidado por Galid Osman para tripular o então carro #28 do paulista na corrida de duplas. E em meio a um grid com nomes importantes do automobilismo nacional e internacional, Enzo Elias venceu entre os convidados, escrevendo seu nome na longa e recheada história da Stock Car. Apenas ele e Felipe Fraga do grid atual venceram em suas estreias na principal categoria do automobilismo nacional.
Com praticamente meia temporada disputada em 2023, Enzo Elias apresenta franca evolução no comando do #28, número que herdou de Galid para a temporada. Após um começo difícil em Goiânia, vem demonstrando cada dia mais intimidade com o Chevrolet Cruze. No segundo encontro da categoria no ano, Elias classificou bem, seu melhor até aqui, vinha em boas disputas com os principais nomes do grid até sofrer uma injusta bandeira preta, que acabou com a segunda corrida para ele. A punição foi criticada veemente por todos os pilotos do grid, que prontamente defenderam Elias da decisão dos comissários.
As duas rodadas seguintes da categoria foram em pistas inéditas para ele. Tarumã e Cascavel, que retornaram em 2023 para o calendário da Stock Car colocaram a prova o talento de Enzo Elias e o domínio sobre o bólido da principal categoria nacional e o piloto apoiado pelo Banco BRB mostrou que, mesmo em traçados desafiadores e tradicionais da categoria, ele se saiu bem e entregou um desempenho consistente em suas primeiras passagens por dois dos autódromos mais exigentes do país.
Neste fim de semana a categoria voltou para a pista onde ele mais vezes acelerou o carro da Stock. Interlagos costuma nivelar o jogo para todos os pilotos, que já conhecem o traçado como a palma de suas mãos e um novo desempenho sólido na principal pista do calendário pode colocar de vez o brasiliense na disputa pelo título de novato do ano, além de alçá-lo a posições mais altas na classificação geral.