A oitava etapa da Stock Car na temporada 2023 aconteceu no Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita. As duas corridas aconteceram neste domingo (17), na Região Metropolitana de Porto Alegre. A primeira prova foi vencida por Gabriel Casagrande, enquanto Átila Abreu triunfou a segunda.
Casagrande largou a Corrida 1 na pole position obtida na sessão classificatória de sábado (16). O piloto da A. Mattheis Vogel sustentou a liderança a maior parte da jornada e obteve a sua segunda vitória no ano na Stock Car e a nona na carreira. Completaram o pódio Felipe Fraga (Blau Motorsport) e Gianlucca Petecof (Full Time Sports).
A Corrida 2 da Stock Car no Velopark foi realizada na sequência. Pelo décimo lugar na primeira prova, Daniel Serra largou na pole, já que a ordem do grid é invertida na bateria seguinte. Contudo, o experiente piloto da Eurofarma-RC não conseguiu sair de sua posição na arrancada, em virtude de um problema no câmbio.
Desse modo, a disputa pela vitória seria centralizada entre Átila Abreu (Pole Motorsport) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport), com vantagem para Abreu. O triunfo do piloto poderia ser mais tranquilo, mas uma escorregada no óleo na pista fez com que sua primeira colocação fosse ameaçada por Zonta, que pressionou até a bandeirada.
A vantagem de Átila Abreu contra o segundo colocado Ricardo Zonta foi de apenas 0,970s. Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) completou o pódio.
Com os resultados deste domingo (17), Gabriel Casagrande assumiu a liderança da Stock Car em 2023 com 217 pontos. Rubens Barrichello agora é o segundo colocado, somando 196. Em terceiro, com 194, aparece Ricardo Zonta. Líder antes da etapa em Nova Santa Rita, Daniel Serra despencou para a quarta posição na tabela, com 190 pontos. Thiago Camilo (Ipiranga Camilo) fecha o top-5 somando 180.
A próxima etapa da Stock Car acontecerá em Buenos Aires. O campeonato voltará à Argentina depois de seis anos. A etapa acontecerá em 8 de outubro, no Autódromo Oscar y Juan Gálvez.