A maior patrocinadora do esporte a motor no mundo voltou a emplacar uma dobradinha na principal categoria do Brasil. Com direito a melhor volta da corrida, Ricardo Zonta converteu pole em vitória na prova de abertura da etapa do Velocitta e foi acompanhado por Gianluca Petecof no pódio em segundo lugar. O paranaense já havia se isolado como o maior pole position da história dessa pista na Stock Car no sábado e agora venceu pela terceira vez em três anos consecutivos em Mogi Guaçu. Foi também sua segunda vitória consecutiva, já que havia conquistado o primeiro lugar em Interlagos na etapa passada.
“Gosto muito dessa pista, onde temos ótimos resultados. É bom saber que sempre que chegamos e o nosso carro costuma ser rápido, tanto que hoje vencemos pela terceira vez em três anos. E poderia ter sido ainda melhor… já que foi uma pena a segunda corrida. Tinha o carro em boas condições e fui tirado por outros concorrentes. Isso me custou alguns pontos importantes para o campeonato”, disse Ricardo Zonta.
Foi a primeira dobradinha da Shell desde a passagem da Stock Car por Cascavel em 2021. O Velocitta viu ainda Petecof sair como o maior pontuador da etapa, levando o troféu de Man of the Race.
“Estou sem palavras! Sabíamos da nossa evolução e do quanto trabalhamos nessa temporada. Não imaginava chegar aqui disputando a pole e a vitória na corrida 1. Superou muito nossas expectativas, por mais que elas fossem boas. Man of the Race hoje! Estávamos muito competitivos, faltou um pouquinho para a vitória e espero que a gente siga crescendo no campeonato daqui para frente”, disse Gianluca Petecof.
Zonta fez uma prova limpa desde o início, conservou a liderança na curva 1 e tratou de abrir vantagem. Petecof caiu de terceiro no grid para quarto na largada, depois passou Rubens Barrichello e Sergio Jimenez.
Cumprida a janela de pits, a dupla saiu nas duas primeiras posições, com o ex-F1 à frente. Petecof pressionou e os dois usaram algumas vezes o botão de ultrapassagem, até receberem a bandeira quadriculada selando a dobradinha da Shell.
A corrida 2 foi marcada por um início caótico, com múltiplos incidentes que determinaram a entrada do safety-car. Zonta foi coletado em um engavetamento e forçado a se retirar.
Petecof escapou do caos e alinhou seu Toyota Corolla em quinto com o pelotão neutralizado.
Após mais de 15 minutos comboiados pelo carro de segurança, a prova relargou na volta 7. Petecof logo atacou Allam Khodair pelo quarto lugar. Ele passou o concorrente na freada do Saca-Rolha na volta 9, quando já estava aberta a janela de pit-stops. Então entrou para a parada obrigatória na passagem seguinte.
Reordenado o pelotão, Gianluca aparecia em sexto lugar. Na última volta, ele passou Rubens Barrichello e recebeu a bandeirada fechando o top5.
Com os pontos conquistados na sexta etapa, Zonta agora é quinto colocado no campeonato. Ele chegou a Mogi Guaçu 47 pontos atrás do líder e sai com desvantagem de 28. Já Petecof praticamente dobrou sua pontuação de 2023. Ele avançou de 23º na tabela para 12º.
A próxima etapa da Stock Car acontece em Goiânia abrindo a segunda metade da temporada, no último fim de semana de agosto.
Campeonato após seis etapas:
- Thiago Camilo 164 pontos
- Daniel Serra 163
- Gabriel Casagrande 161
- Rubens Barrichello 140
- Ricardo Zonta 136
- Rafael Suzuki 125
- Guilherme Salas 119
- Cesar Ramos 116
- Matias Rossi 111
- Felipe Baptista 109
- Felipe Fraga 106
- Gianluca Petecof 99