A Federação Alemã de Automobilismo informou a todas as equipes no último dia 22 de setembro, como parte do fim de semana de corrida do DTM em Spielberg, que deveriam estar preparadas para exames técnicos a serem realizados nos veículos de competição no domingo (24), após a segunda corrida em Red Bull Ring.
O número de carros ou equipes que receberam a verificação não foi mencionado, nem quais veículos ainda poderiam ser afetados por esta medida. Teoricamente, qualquer um dos 28 participantes pode receber a análise da federação.
Segundo o site Motorsport Magazin, da Alemanha, porém, a decisão é acompanhar “mais de perto” os três primeiros colocados na classificação do campeonato.
Qual o objetivo da investigação do DTM?
Ainda conforme o portal alemão, o objetivo da investigação era garantir que os motores de corrida estivessem em conformidade com o regulamento, sem nenhuma irregularidade. Portanto, no domingo passado, após a segunda corrida, as equipes analisaram os veículos do líder do campeonato, Thomas Preining, em seu Manthey-Porsche, que tem 190 pontos, do segundo colocado Mirko Bortolotti, no SSR-Lamborghini, com 180 pontos, e do terceiro colocado Ricardo Feller, no Abt-Audi, com 159 pontos.
Os motores são retirados e entregues à Federação Alemã. De acordo com um porta-voz da entidade, os três motores de corrida serão submetidos a um exame mais detalhado pelos respectivos fabricantes Porsche, Lamborghini e Audi durante os próximos 14 dias. Os resultados da investigação serão comunicados aos fabricantes, equipes e pilotos afetados em tempo hábil antes da final do DTM em Hockenheim, entre os dias 20 e 22 de outubro.
A Federação Alemã não quis revelar quais partes dos motores de corrida seriam examinadas mais de perto, o que chamou a atenção. A informação, segundo afederação, é de que se trata apenas de uma investigação técnica de rotina, sem qualquer motivo para suspeita.
As ações não tem sido vistas como uma surpresa pelas equipes e pelos pilotos, uma vez que as investigações já foram realizadas regularmente no DTM em momentos que as equipes de fábrica não lutavam pelo título da categoria. Naquela época, o foco estava principalmente nos componentes padrão dos protótipos Classe 1.