A décima segunda colocação no Mundial de Pilotos de F1 em 2022 foi a última performance de Sebastian Vettel em uma competição de auto nível no automobilismo.
O tetracampeão chegou a flertar recentemente com um retorno à Fórmula 1, quando disse em entrevista à Sky Sports que não descartaria um retorno à categoria.
“Não posso dizer não (irá retornar F1), porque nunca sabemos“; iniciou o alemão. “Acho que é algo que, se você perguntasse a todos eles (pilotos que voltaram da aposentadoria), provavelmente alguns deles teriam dito ‘não’, mas no final todos eles voltaram, então não posso excluir isso“; revelou na ocasião.
No entanto, o alemão pode aceitar uma proposta tentadora para se aventurar em outra grande categoria do automobilismo mundial. Isso porque, segundo um relatório da AMUS , a equipe britânica Jota quer que Vettel faça testes no próximo mês, abrindo portas para uma vaga no Campeonato Mundial de Endurance de 2024.
“A oferta aparentemente existe, mas se Vettel a aceitará é outra questão“; afirma o então relatório.
Ao ser questionado neste fim de semana pelo mesmo meio de comunicação, enquanto acompanhava o GP do Japão de F1, Sebastian não fez questão de negar as informações.
“Até agora, nada foi assinado ou decidido, mas tenho o assunto em mente.” ; iniciou Sebastian Vettel. “Se em algum momento eu chegar à conclusão de que não vou funcionar sem correr, então pilotarei novamente“; encerrou.
Robert Kubica, outro ex-piloto de F1, também estaria em negociações para se juntar à Jota no Mundial de Endurance, indicando que a equipe planeja montar um time de pilotos de alto nível.
Sebastian Vettel elogiou Verstappen, mas Hamilton é “incomparável”
Falando sobre o momento atual da Fórmula 1 à Sky Sports, Vettel opinou recentemente sobre os motivos que fazem Max Verstappen tão talentoso como automobilista em alto nível.
“Ele pode se adaptar muito rapidamente e se sente confortável com o desconforto. Ele aprendeu e entendeu o esporte e ainda vai melhorar nesse aspecto. Max é feliz por correr, é isso que ele ama“; iniciou o ex-piloto.
No entanto, Vettel fugiu de comparar diretamente o neerlandês com o rival Lewis Hamilton, a quem considera o maior da história da categoria: “Você não pode comparar Max a Lewis.”