A McLaren tem a ideia de voltas a disputar 24 Horas de Le Mans como parte de uma equipe, ao lado da United Autosports, em 2024. Vencedora das 24 Horas de Le Mans em 1995, a McLaren fez o anúncio que tem a intenção em participar e nomeou a United, que é também uma propriedade do chefe da McLaren, Zak Brown.
A equipe, que conquistou a vitória LMP2 em Le Mans em 2020 e o título do WEC em 2019/20, comunicou sua intenção de correr na categoria em 2024 à FIA e o Automobile Club de l’Ouest. Seu pedido será apresentado ao comitê de seleção da FIA após a data limite para inscrições, que será em novembro.
A McLaren venceu Le Mans na estreia em 1995, seguindo no no grid até 1998. A sua volta às 24 Horas de Le Mans e a entrada no WEC foram pavimentados pelaclasse GT3 da FIA, que substituiu o conjunto de regras.
Caso as inscrições sejam aceitas, significa que a United Autosports sergue no WEC, em que venceu a LMP2 na primeira temporada. A equipe já esteve com a McLaren anteriormente, tendo utilizado o MP4-12C GT3 em vários campeonatos, incluindo o Blancpain Endurance Series e o British GT, vencendo a European GT4 Series.
Diretor da McLaren falou sobre o retorno às 24 Horas de Le Mans
Dirigente da McLaren Automotive, Michael Leiters disse que a estratégia de desenvolvimento da equipe segue para as proximas temporadas, incluindo a parceria com a United Autosports.
“O automobilismo continua sendo uma parte fundamental da estratégia de desempenho futuro da equipe e há muito tempo vemos o WEC como um ajuste natural para demonstrar as capacidades de desempenho de nossos carros. Isto inclui um regresso a Le Mans, que é uma parte intrínseca do nosso sucesso.”
Michael Leiters disse que a escolha pela United Autosports é por conta de uma parceria e um amor pelas corridas endurance.
“Escolhemos a United Autosports, que acreditamos que partilha a nossa paixão pelo endurance, bem como a marca McLaren e, tal como a McLaren, tem uma história de sucesso. Esperamos que as inscrições sejam aceitas e estamos ansiosos para competir com nossos rivais no WEC a partir de 2024.”
Richard Dean, chefe da United, admitiu orgulho em ser parceiro da McLaren.
“Este é um projeto muito importante para a McLaren em seu retorno a Le Mans, por isso estamos extremamente orgulhosos de termos sido selecionados como a equipe para representar a McLaren. A experiência da United em Le Mans e no WEC será inestimável, mas sabemos que este é um lugar competitivo e estamos prontos para o desafio.”