Após pouco mais de um ano aproveitando sua aposentadoria, Sebastian Vettel voltou a dirigir um carro de corrida. No entanto, agora, o alemão estava a frente do Porsche 963, hipercarro que a montadora austríaca utiliza no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e nas 24 Horas de Le Mans. Inclusive, essa foi a primeira vez que o tetracampeão mundial de Fórmula 1 dirigiu esse tipo de veículo.
Assim, no circuito Motorland Aragón, Vettel dirigiu com sucesso o carro em 118 voltas, ao longo de 581 quilômetros e com duas paradas duplas. Depois do teste, o alemão deixou claro o quão entusiasmado ficou em dirigir o hipercarro da Porsche.
“É claro que também fico de olho em outras modalidades de automobilismo e conheço muitos pilotos que estão ativos no WEC e em Le Mans. Em algum momento, minha curiosidade foi tão grande que tive a ideia de experimentar por conta própria. A Porsche me deu a oportunidade de testar um hipercarro atual com o 963”, comentou Sebastian Vettel, que encerrou sua carreira na F1 em 2022.
“Depois do ajuste do assento, da sessão no simulador e do teste em Weissach, eu já tinha uma boa sensação. Dirigir o Porsche 963 na pista aqui em Aragón foi definitivamente divertido. Primeiro tive que me acostumar com tudo e encontrar meu ritmo. A experiência de dirigir é diferente simplesmente por causa do teto sobre a cabeça, além de lidar com o peso maior e os pneus. Os pilotos da Porsche foram muito prestativos e me explicaram o que era especial e com o que eu precisava me acostumar. Isso tornou tudo mais fácil para mim”, finalizou o alemão.
Sebastian Vettel correndo em Le Mans?
Recentemente, boatos indicaram que Sebastian Vettel poderia estar voltando para a Fórmula 1. Dessa forma, o piloto seria alvo da Mercedes, que não contará com Lewis Hamilton a partir de 2025, e da Audi, que deve entrar de vez na categoria em 2026.
No entanto, devido a esse teste, novos rumores apontam que o alemão pode optar por correr no WEC. É claro que Vettel ainda não confirmou o seu futuro, mas tudo indica que ele pode estar bem próximo de ocupar um dos assentos da Porsche, em Le Mans, no final desta temporada. Além disso, existe a possibilidade dele correr por uma das equipes clientes da fabricante austríaca no WEC. Assim, Imola ou Spa seria algumas das opções.