in

Adrian Newey teria decidido deixar a Red Bull

Adrian Newey, Red Bull, Fórmula 1
Adrian Newey (Divulgação / Red Bull)

O veterano designer Adrian Newey deve deixar a equipe Red Bull de Fórmula 1 ao fim da temporada, segundo publicou o site Motorsport.

Adrian Newey decidiu deixar a Red Bull após um período de duas décadas como o designer da equipe, desempenhando papel fundamental no design dos carros que impulsionaram Sebastian Vettel e Max Verstappen a um total de sete campeonatos mundiais de pilotos e seis títulos de construtores pela Red Bull.

A notícia da saída iminente de Newey foi relatada pela primeira vez pelo canal alemão Auto Motor Sport e, desde então, foi publicada tambpem pelo Motorsport.

Apesar de ter assinado um novo contrato com a Red Bull no ano passado, o futuro de Adrian Newey na equipe tem sido objeto de intensa especulação nas últimas semanas. A Red Bull ainda está envolvida em uma luta interna pelo poder entre o lado tailandês do negócio, que apoia o chefe da equipe, Christian Horner, e o lado austríaco, incluindo o conselheiro da equipe, Helmut Marko.

A questão veio à tona no início da temporada de 2024, após uma investigação interna sobre alegações de má conduta de Horner contra uma funcionária, uma investigação que rejeitou as acusações contra o dirigente de 50 anos.

Adrian Newey estaria preocupado com a situação da Red Bull e com a saga em torno de Horner, o que levou a uma decisão de informar a administração da equipe que decidiu sair.

Qual será o futuro de Adrian Newey?

A notícia caiu como um golpe para a Red Bull, que está rumo a outro campeonato mundial com Verstappen e seu dominante carro.

O holandês ainda tem contrato com a equipe até o final de 2028, mas deixou claro nas últimas semanas que seu futuro depende de todos os “pilares” de seu sucesso, incluindo Newey. O piloto tem uma cláusula conhecida de saída caso Marko deixe a organização, mas não se sabe se ele tem uma opção semelhante para a saída de Adrian Newey.

O próximo passo de Newey ainda não é conhecido, mas já foi revelado pela mídia especializada que o veterano de 65 anos recebeu uma oferta relevante do proprietário da Aston Martin, Lawrence Stroll, durante o fim de semana do Grande Prêmio da Arábia Saudita.

Ele também é admirado há muito tempo pela diretoria da Ferrari, que tentou avançar na negociação em 2023, mas ele recusou repetidamente.

Escrito por Matheus Camargo

Comentários

Loading…

Nico Rosberg, ex-Mercedes

Rosberg aponta “semelhanças” entre Charles Leclerc e Lewis Hamilton

Fórmula E Gen3

Fórmula E revela carro Gen3, que será usado a partir de 2025