in

Alonso x Verstappen: relembre como foi o último GP de Mônaco de Fórmula 1

Assim como hoje com Norris, Verstappen também teve de lidar com evolução de Alonso em 2023

Max Verstappen, Fernando Alonso, F1
Max Verstappen e Fernando Alonso (Reprodução / X - @F1)

Após estrear na Europa em 2024, a Fórmula 1 segue então no Velho Continente rumo ao principado de Mônaco, onde ocorrerá a próxima etapa, já neste fim de semana.

O Grande Prêmio de Mônaco é um dos mais tradicionais na história da categoria e costuma sempre reservar emoções aos pilotos e também aos fãs de automobilismo, devido ao seu difícil traçado pelas ruas locais.

Leia também:
– Fernando Alonso mira recuperação no GP de Mônaco
– Ex-F1 aponta piloto ‘no mesmo nível’ que Verstappen: “No topo”

Naspistas embarca então na ansiedade pela próxima prova e relembra como foi o Grande Prêmio de Mônaco de 2023.

Na ocasião, Max Verstappen defendia sua liderança contra o companheiro de Red Bull Sergio Pérez. No entanto, se nos dias de hoje Lando Norris é quem incomoda, na época era o bicampeão mundial Fernando Alonso quem aparecia como pedra no sapato em Mônaco. Um surpreendente P3 também foi destaque naquele dia 28 de maio.

A largada em Mônaco

Na semana pré-prova, foi posto sobre Pérez uma grande expectativa, devido a seu apelido de “rei das ruas”, relacionado ao seu bom desempenho em pistas de rua.

No entanto, não foi um bom fim de semana para o mexicano, que bateu na Q1 classificatória, tendo assim que largar da última colocação no circuito onde é mais difícil ultrapassar. No fim da corrida, Checo teve de se contentar com uma decepcionante 16ª colocação.

Max Verstappen largou então em primeiro, seguido por Fernando Alonso da Aston Martin e um inesperado Esteban Ocon da Alpine.

Alonso aperta, mas Aston Martin deixa vitória “escapar”

Apesar de Verstappen estar na frente com o dominante RB19 em uma pista onde as ultrapassagens são muito difíceis, ele esteve longe de ter vida fácil em Mônaco e teve de enfrentar outro imponente bicampeão mundial de Fórmula 1.

Fernando Alonso conseguiu manter uma certa proximidade do neerlandês, e a previsão de chuva permitiu que ele permanecesse dentro da “janela de pit-stops” de Vespa. Com isso, o espanhol ainda tinha uma chance de vitória.

Na metade da corrida, a chuva enfim começou a cair, mas a Aston Martin decidiu trocar os pneus de Alonso para médios. Uma volta depois, ele teve que entrar novamente para trocar para pneus intermediários.

Após a prova, cálculos mostraram que, se a troca para os pneus intermediários tivesse sido feita inicialmente, Alonso teria saído à frente de Verstappen na pista, o que significa que ele e a Aston Martin deixaram escapar uma grande chance de vitória.

A partir de então, foi relativamente fácil para Verstappen assegurar a vitória nas ruas de Mônaco, enquanto Alonso terminava em segundo lugar. O espanhol, no entanto, esteve bem contente com seu início de temporada surpreendente.

Ocon conquista seu segundo pódio na Fórmula 1

Se em 2024 a Alpine está bem distante de conquistar um momento a se festejar na Fórmula 1, ao menos restam boas recordações do último ano para motivar a equipe e Esteban Ocon para a próxima corrida.

O francês, que largou na terceira posição, fez uma excelente corrida e segurou nada menos que a Ferrari de Carlos Sainz, confirmando assim uma inesperada P3. Este foi o segundo pódio do francês pela categoria, sendo o primeiro a sua única vitória no GP da Hungria de 2021.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, da Red Bull

Ex-Fórmula 1 aponta piloto que está ‘no mesmo nível’ que Max Verstappen: “Estão no topo”

Yamaha Cal Crutchlow

Cal Crutchlow perde GP da Itália por conta de lesão