A real situação de Sergio Pérez na Red Bull permanece como uma incógnita. Apesar do segundo lugar no Mundial de Pilotos, o desempenho do mexicano não parece agradar nos bastidores da escuderia austríaca e, apesar de seu contrato até o fim de 2024, Checo pode não ter sua vaga na equipe assegurada por muito tempo.
Apesar da insistência da Red Bull em afirmar publicamente que está satisfeita com o desempenho de Pérez, suas atuações mais recentes não o favorecem. Enquanto seu companheiro de equipe, Max Verstappen, confirmou seu tricampeonato mundial no Catar, Checo cruzou a linha de chegada apenas em 9º lugar no último domingo (08), além de cair para 10º por conta de uma punição de 5 segundos.
Além disso, Sergio finalizou a última prova 1 minuto e 20 segundos após seu companheiro de Red Bull. Dessa forma, o líder do campeonato abriu mais de 200 pontos de diferença para Pérez. Atualmente o campeão soma 433 pontos, contra os 224 do vice-líder do campeonato.
Publicação polêmica e enigmática da Red Bull
Dado todo o contexto, qualquer movimento da escuderia em relação a seus pilotos pode ser o suficiente para acender um barril de pólvora. No entanto, a Red Bull não parece muito atenta aos detalhes em suas redes sociais, ou ao menos não se preocupa com isso.
Uma publicação na última sexta-feira (13) irritou o público e, principalmente, os meios de comunicações mexicanos, por “substituir” Sergio Pérez entre os pilotos da escuderia.
Para celebrar a renovação da Fórmula 1 com o GP da Bélgica até 2025, o perfil oficial da Red Bull optou por publicar uma foto de Max Verstappen ao lado de Daniel Ricciardo. O piloto australiano defende atualmente a AlphaTauri, equipe satélite pertencente à fabricante de energéticos. Ambos aparecem com vestimentas da equipe principal e a legenda do post diz: “Correndo na Bélgica até 2025? Parece bom.”
A rádio esportiva mexicana W Deportes sugeriu que Pérez dê as costas à sua atual equipe: “Fuja, Sergio, você não merece isso!“. Já a emissora espanhola LaSexta fala em “total desprezo” da Red Bull pelo piloto mexicano e aponta que Checo continua sendo punido pela própria equipe.
Em meio a isso, Sergio Pérez e seu RB19 voltam às pistas no próximo domingo (22), às 16h (horário de Brasília), pelo Grande Prêmio dos Estados Unidos. Todo o fim de semana de Fórmula 1 terá como palco o Circuito das Américas.