Valtteri Bottas pode estar retornando para a Williams, onde iniciou sua trajetória na Fórmula 1 em 2013. O finlandês tem contrato com a Kick Sauber até o fim de 2024 e admitiu conversas com o chefe da equipe britânica James Vowles no último fim-de-semana. O piloto foi flagrado no motorhome da escuderia em Ímola.
Conforme informações do portal Speedcafe e a publicação finlandesa VSabladet, o piloto estaria em negociações avançadas para retornar ao cockpit da equipe de Grove a partir do ano que vem. De acordo com os veículos, existe uma possibilidade do anúncio oficial de Bottas pela Williams acontecer no período do Grande Prêmio do Canadá, que acontecerá entre 7 e 9 de junho.
Bottas despistou sobre a conversa que teve com o chefe da Williams. “Coisas normais, sobre a vida. É claro que, quando você está no mercado livre, você quer verificar o que há por aí. É uma situação bastante normal”, declarou o automobilista, que ainda não pontuou em 2024.
Outras possibilidades para Bottas
A intenção é que Bottas seja o próximo companheiro de Alex Albon, que estendeu seu contrato de forma plurianual com a Williams na semana passada.
O finlandês de 34 anos também é especulado na Haas, que pode promover o jovem Oliver Bearman. Além disso, a Kick Sauber planeja renovar com Bottas para que corra junto com Nico Hulkenberg, recentemente anunciado pela equipe. Outra opção seria a Alpine, caso Pierre Gasly ou Esteban Ocon saiam da escuderia.
Bottas correu na Williams nos quatro primeiros anos de sua trajetória na Fórmula 1, entre 2013 e 2016. No ano seguinte, se transferiu para a Mercedes para ser parceiro de equipe de Lewis Hamilton de 2017 a 2021. Desde 2022, está na Alfa Romeo, que mudou de nome para Kick Sauber a partir da atual temporada. A equipe se chamará Audi a partir de 2026.