in

Chefe da McLaren minimiza reclamações de Norris sobre a estratégia no GP da Austrália

Equipe britânica acredita que não conseguiu resultado melhor por ter um ritmo menor

Andrea Stella. chefe da McLaren
Divulgação / McLaren

A McLaren teve um ótimo desempenho no Grande Prêmio da Austrália, conquistando a terceira colocação com Lando Norris e a quarta com Oscar Piastri. No entanto, apesar do bom resultado, o piloto britânico afirmou que a estratégia da equipe o impediu de conseguir ficar mais a frente. Agora, Andrea Stella, chefe da equipe britânica, afirmou que esse não foi o verdadeiro problema.

Para Stella, o seu time foi sim agressivo em suas escolhas estratégias, destacando a decisão de parar Piastri ao mesmo tempo que Leclerc. Assim, o que dificultou obter resultados melhores foi o fato da Ferrari ter um carro mais rápido.

“É possível. É possível. Isso foi muito, muito cedo na corrida, uma corrida com um alto grau de incerteza quanto ao comportamento dos pneus duros. E, de fato, vimos que certamente havia alguns carros grandes que não pareciam nada rápidos porque não estavam funcionando bem com os pneus – um deles é o Red Bull de Pérez”, iniciou o chefe da McLaren.

“Então, acho que optamos por essa estratégia agressiva, tentando ultrapassar Leclerc com Oscar. Mas Leclerc decidiu que também era uma boa ideia. E eles foram ao mesmo tempo – potencialmente, por ouvirem nosso rádio. Isso também significava que Leclerc e Oscar teriam ficado abaixo de dois carros lutando entre si. Então, com Lando em uma posição forte, pensamos que seria um risco desnecessário”, acrescentou o chefe.

“Leclerc terminou à frente de Lando porque eles têm um carro mais rápido no momento. A notícia positiva é que este carro mais rápido não é muito mais rápido. Estivemos muito perto, o que considero encorajador para o Japão, onde algumas das características que tornam a Austrália boa para nós dão mais um passo em direção a uma proporção mais elevada de curvas de velocidade média-alta em comparação com baixa velocidade”, finalizou.

Norris chegou a reclamar da estratégia da McLaren

Curiosamente, Norris até esteve a frente de Leclerc na fase inicial da corrida. Contudo, ele acabou ficando logo atrás do piloto monegasco, completando o pódio. Dessa forma, após a prova, o britânico pensou que a McLaren perdeu para a Ferrari por erro estratégico.

“Acho que quando você tira a Red Bull disso, eu diria que não foi uma surpresa. Acho que nosso ritmo tem sido bom durante todo o fim de semana. Colocamos as coisas muito bem ontem e mostramos um bom ritmo de longo prazo na sexta-feira. Então, eu não teria dito que não tínhamos chance. Não esperava que competíssemos contra as Ferraris hoje e acho que nosso ritmo foi não tão bom quanto o de Carlos, mas provavelmente melhor que o de Charles”, iniciou.

“Para ser honesto, talvez tenhamos perdido um pouco a oportunidade de estar em segundo lugar hoje. Para nós, dizer isso é um bom sinal e acho que é um bom sinal positivo para toda a equipe, um bom impulso”, concluiu.

Comentários

Loading…

AWA

AWA diminui presença no IMSA após saída de Mantella

Simone Resta

Mercedes contrata ex-designer da Ferrari como novo diretor de desenvolvimento estratégico