A decisão da Sauber de trocar o engenheiro de corrida de Valtteri Bottas para a etapa de Miami da Fórmula 1 faz parte do plano da Audi de antecipar mudanças para sua entrada em 2026.
O ex-engenheiro de desempenho da Ferrari, Steven Petrik, foi nomeado substituto do engenheiro de Bottas, Alex Chan, com quem o finlandês trabalhou desde que ingressou na equipe, em 2022.
Bottas observou que a decisão não estava em suas mãos, sugerindo que isso faz parte da reconstrução da Sauber pela Audi antes da entrada da marca alemã como uma equipe completa em 2026.
O representante da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, revelou que este era em grande parte o caso, e que o CEO Andreas Seidl estava fazendo mudanças que levariam a equipe à sua estrutura final quando a reformulação da marca fosse concluída no final de 2025.
“Andreas Seidl decidiu antecipar certas decisões e começar a implementar as mudanças que levarão a estrutura atual à estrutura final que teremos em vigor em 2026, mas precisávamos começar a implementar essas mudanças. Esta não é a estrutura final da equipe. Não existe a estrutura final do que seremos a equipe Audi da Fórmula 1 e o organograma”, explicou Alunni Bravi em trecho divulgado pelo Motorsport.
“Queríamos começar e Andreas Seidl decidiu fazê-lo imediatamente, porque achamos que precisamos trazer um pouco mais de experiência, mas também trazer pessoas que possam ter know-how de outras equipes, de equipes de ponta, e nos ajudar a desenvolver nossos processos, nossas análises.”
Bravi explicou que ex-Ferrari está há alguns dias com Bottas
Alunni Bravi explicou que a apresentação de Steven Petrik como engenheiro de corrida para Bottas começou no teste da Pirelli após o Grande Prêmio do Japão, e que a equipe comunicou a Bottas a decisão depois da corrida na China.
Ele ainda acrescentou que, embora a adição de Petrik tenha chegado na mesma semana do anúncio da equipe de que Nico Hulkenberg se juntaria ao time em 2025, as duas contratações “não tiveram ligação”.
“É claro que agora cabe a nós integrar o novo engenheiro e também, claro, criar, estabelecer uma boa relação de trabalho, mas também uma relação pessoal entre Valtteri e o engenheiro. Discutimos isso com Valtteri depois da China. Houve uma reunião imediatamente após a corrida”, destacou.