Depois de um início complicado no último ano, a Ferrari conseguiu deslanchar principalmente na segunda metade da disputa e deixou boas impressões em termos de prospecção para a temporada 2024, com Charles Leclerc e Carlos Sainz. Nos bastidores, às vésperas do início de mais um calendário, a escuderia mostra confiança em acumular um desempenho ainda mais significativo.
Tendo sido a única equipe responsável por desbancar a dominante Red Bull, vencendo o GP de Singapura com Sainz, a Ferrari chegou a brigar pelo vice-campeonato do Mundial de Construtores com a Mercedes, onde a definição só saiu na última prova, e o time germânico levou a melhor por três pontos de frente.
Em posicionamento dado recentemente ao Mundo Deportivo, o chefe da Ferrari, Fred Vasseur revelou que o novo carro passará por 95% de alteração. Responsável pelo chassi do SF-24, Enrico Carile sinalizou que a escuderia está no caminho certo para a próxima temporada, com a possibilidade findar a grande diferença no aproveitamento entre treinos e corrida.
Piloto de testes da Ferrari desde 2025, Marc Gené contou que o novo carro deve trazer um exímio aproveitamento, com base no que já foi visto no simulador.
“Tudo o que podemos dizer é o que o simulador nos diz e a sensação dos pilotos no simulador. Pelo menos a pista é o juiz final, mas é verdade que, no ano passado, nessa fase, não estávamos completamente convencidos do carro por causa do que o simulador nos dizia e, neste ano, as sensações são muito diferentes”, revelou Gené.
Apesar do aspecto positivo em torno de uma projeção de um bom rendimento da Ferrari, Gené adotou cautela, classificando que a Red Bull permanece ostentando o status de favoritismo para faturar o tetracampeonato consecutivo.
“Será que veremos a Ferrari e Carlos Sainz competindo pelo campeonato mundial? É difícil porque a Red Bull teve uma margem muito grande no ano passado, e eles dizem que o carro deste ano é muito melhor. Eles são claramente os favoritos. É um pouco otimista dizer que você pode competir com eles pelo campeonato mundial, mas dar um passo à frente e poder competir com eles, sim”, complementou o piloto de testes da escuderia.
Antes da estreia oficial na temporada 2024, marcada para o dia 29 de fevereiro, com os treinamentos do GP de Sahkir, a Ferrari vai realizar testes na própria pista de estreia entre os dias 21 a 23 de fevereiro.