A Red Bull começou a revelar os segredos dos novos sidepods agressivos de seu carro de Fórmula 1 para 2024 com o início dos testes no Bahrein. Um dos grandes pontos de discussão da temporada de lançamentos foi a mudança conceitual da Red Bull no design, com muita intriga em torno das entradas minimalistas.
A sua mudança de abordagem, com uma abertura vertical que lembra os designs anteriores da Mercedes , surge ao mesmo tempo que os seus rivais avançam para versões que a equipe campeã do mundo utiliza nos anos recentes. Com a probabilidade de a Red Bull ter atingido o limite de desempenho com seu conceito anterior, que apresenta um elemento de entrada e mordida elevados, as revisões talvez tenham aberto uma nova vantagem.
O carro da Red Bull apresenta um arranjo diferente, sendo utilizado um overbite. Quando o carro apareceu em público pela primeira vez no dia de abertura dos testes de pré-temporada no Bahrein, na quarta-feira (21), ficou mais claro o que a Red Bull havia feito, com seu carro de lançamento não sendo o produto final.
O serviço de entrada é atendido por duas aberturas. Um deles é um fino canal lateral vertical do chassi, semelhante ao que foi visto no lançamento físico de fábrica. No entanto, há uma entrada principal posicionada sob a sobremordida, que se parece com a boca de uma arraia, segundo publicação do site Motorsport.
O canal vertical ao longo da lateral do chassi lembra o duto de desvio usado pela Ferrari desde o início da temporada passada.
Algumas finalidades do novo design da Red Bull não estão claros, segundo o Motorsport
Conforme a análise publicada pelo site, não está claro se o fluxo de ar converge com o fluxo principal através do sidepod para ajudar a resfriar os radiadores e coolers alojados dentro do sidepod, ou se tem uma finalidade separada e mais aerodinâmica, como vimos com a solução Ferrari.
É plausível que o fluxo de ar esteja sendo direcionado para as saídas da tampa do motor, por exemplo, pois foram segmentadas. A saída traseira foi fechada enquanto o carro estava na pista. Agora também há a confirmação da geometria da parte superior da carroceria do sidepod, que inclui um barranco que desce até a região traseira do carro.