O chefe da Mercedes, Toto Wolff, respondeu aos que sugeriram que a equipe está sabotando intencionalmente Lewis Hamilton. O heptacampeão mundial conquistou o primeiro pódio da temporada no Grande Prêmio da Espanha, cruzando a meta em terceiro lugar.
Hamilton, de fato, tem lutado por desempenho este ano e muitas vezes tem sido superado pelo companheiro George Russell, naquela que é sua última temporada com a equipe antes de sua mudança para a Ferrari.
Um e-mail enviado à mídia da F1 e a altos funcionários do esporte alegou que o carro de Hamilton estava sendo sabotado, com a Mercedes trazendo a polícia para lidar com o assunto. Falando após a corrida em Barcelona, Wolff expressou alegria pelo retorno de Hamilton ao pódio.
“Não tenho nenhum respeito por esses teóricos da conspiração, porque eles não têm cérebro. Queremos um carro que ganhe corridas e campeonatos e quem não consegue isso deveria assistir a outro esporte. É bom ver que ele teve um ótimo fim de semana, porque já faz um tempo que ele está sofrendo e a estratégia tem funcionado contra. Mas hoje isso foi a seu favor e estou feliz por termos esse pódio para ele, porque já faz um tempo”, disse ele.
Tendo lutado para manter o ritmo em relação aos seus rivais durante grande parte da temporada, o desempenho da Mercedes na Espanha deve deixar a equipe otimista para o futuro, de acordo com Wolff.
“Quando você olha onde terminamos, obviamente George com pneus duros foi a estratégia errada, claramente isso vale para a equipe. E tivemos uma parada lenta de três segundos. Se você olhar onde Lewis estava, 15 segundos atrás dos líderes, enquanto diminuía o ritmo no final, talvez chame de 10 segundos”, explicou.
“Então está muito mais perto, eles não estavam se contendo, Max [Verstappen] e [Lando] Norris. Portanto, há uma razão para estarmos cautelosamente otimistas de que estamos muito mais próximos e seremos capazes de lutar”, concluiu.