Os fãs de esportes a motor brasileiros desfrutaram de um fim-de-semana de conquistas. Com apenas 18 anos, Gabriel Bortoleto marcou seu nome na história do automobilismo nacional, ao confirmar o título da Fórmula 3.
O brasileiro festejou de forma inusitada, já na sessão de classificação da última sexta-feira (01). Gabriel Bortoleto só precisava torcer para que seus dois principais adversários não marcassem a pole position. Desse modo, o estoniano Paul Aron e o espanhol Juan Maria Martí não conseguiram o melhor tempo no treino.
A pole ficou com o companheiro de Gabriel Bortoleto na equipe Trident, o alemão Oliver Goethe. Aliás, uma batida deste durante a sessão fez com que ela fosse interrompida pela bandeira vermelha. Como o tempo acabou estourado, a organização da Fórmula 3 optou por não dar continuidade ao evento, o que beneficiou o brasileiro.
A pole position vale dois pontos na Fórmula 3 e Gabriel Bortoleto tinha uma diferença de 38 para o segundo colocado do campeonato Paul Aron e de 39 diante de Martí. Como no GP de Monza, 39 pontos estavam em jogo, a dupla não podia mais alcançar o paulistano.
Gabriel Bortoleto foi segundo na sprint e quinto na corrida
Na sessão de classificação de sexta (01) em que o título foi confirmado, Gabriel Bortoleto marcou o quinto melhor tempo. O brasileiro terminou em segundo lugar na corrida sprint de sábado (02), logo após largar em oitavo. A vitória foi do argentino Franco Colapinto.
Na prova principal do domingo (03) no circuito de Monza, que encerrou a temporada da Fórmula 3, Bortoleto concluiu na quinta colocação e terminou o campeonato com 164 pontos. O inglês Zak O’Sullivan se sagrou vice-campeão com 119 pontos. Paul Aron ficou em terceiro com 112, enquanto Colapinto foi o quarto com 110 e Martí fechou o top-5 somando 105 pontos.
“Com certeza tive um fim-de-semana em que me diverti muito aqui na Itália. Sem a menor preocupação em pontuar ou colocar em risco a luta pelo campeonato, eu consegui fazer duas corridas realmente puras. Busquei o meu melhor durante todo o tempo e com muita garra consegui fazer várias ultrapassagens. Vivi aqui um fim de semana mágico e, com certeza, lembrarei desses dias o resto da minha vida”, exaltou Gabriel Bortoleto.
No ano que vem, o brasileiro correrá na Fórmula 2, onde é cotado na equipe ART Grand Prix, uma das principais da competição.