in

Ferrari não deve ter polêmico chefe de estratégias para a temporada de 2024

Antes de Ignacio Rueda, a Ferrari também já havia perdido o diretor de corrida Laurent Mekies, hoje na AlphaTauri

Frederic Vasseur Frédéric Vasseur
Frederic Vasseur, chefe da Ferrari (Divulgação/Ferrari)

A Ferrari pode apresentar outra grande mudança para a temporada de 2024 da Fórmula 1. Após a saída do diretor de corrida Laurent Mekies, a equipe italiana também deve se despedir de Ignacio Rueda, chefe do departamento de estratégia. A informação é do jornal Corriere dello Sport.

De acordo com a publicação, Rueda mantém um bom relacionamento com a Ferrari e, a princípio, seguirá trabalhando para a equipe. Contudo, a tendência é de que ele deixe a Fórmula 1 para atuar em outros departamentos. Ao que tudo indicia, o espanhol trabalhará nos carros esportivos da marca.

Rueda estava inserido na estrutura da Ferrari na Fórmula 1 há anos, e era  chefe de estratégia de corrida desde 2015. Algumas de suas decisões, contudo, levantaram debates sobre seu trabalho como estrategista.

+ Vasseur faz promessa para a Ferrari em 2024: “Continuaremos investindo”

Em 2022, por exemplo, ano que Charles Leclerc foi vice-campeão, dois erros de estratégia chamaram atenção. Em Mônaco o monegasco foi chamado aos boxes apenas algumas voltas depois de seu primeiro pit stop. Na Hungria, a Ferrari insistiu em colocar os pneus faixa branca no carro de Leclerc apesar da temperatura da pista, e acabou resultando em outra parada extra nos boxes.

Na última temporada, a Ferrari ousou com uma estratégia de parada única para Leclerc no GP dos Estados Unidos, o que acabou não funcionando. 

A saída Rueda pode sinalizar uma reformulação interna na Ferrari com o objetivo de retomar o caminho do títulos. Vale lembrar que a equipe é a maior vencedora da Fórmula 1, mas não conquista o campeonato desde 2007, quando Kimi Räikkönen foi campeão.

Danielle Barbosa

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Comentários

Loading…

Max Verstappen, Red Bull

Newey destaca qualidade específica de Verstappen: “Todos os grandes pilotos têm isso”

FIA

FIA confirma Tim Maylon como novo diretor esportivo para a temporada 2024