in

FIA apresenta nova regra para carros da Fórmula 1; entenda

FIA já fixou prazo para que as equipes passem a respeitar determinação acerca das asas dianteiras e traseiras

FIA
Twitter - Mercedes - Divulgação

Depois das emoções do GP de Zandvoort, na Holanda, a Fórmula 1 tem seu calendário se movimentando neste final de semana, com o circuito de Monza, na Itália. A FIA, por sua vez, vai adotar novas regras em relação às asas dianteiras dos carros da categoria. A medida se dá em decorrência de ajustes que as equipes estão realizando de forma sútil, até então livremente.

No período em que a Fórmula 1 entrou nas férias de verão, a FIA examinou mais de perto as asas dianteiras utilizadas na primeira metade da temporada, detectando que as equipes ultrapassaram os limites.

Segundo informações do Motorsports.com, a FIA encaminhou um documento intitulado “TD018” para as equipes antes do GP de Zandvoort sobre o assunto, apontando que os construtores estão utilizando “áreas de conformidade local deliberadamente projetadas” e “movimento relativo entre componentes adjacentes” no objetivo de melhorar o desempenho aerodinâmico.

A entidade está focada em aumentar a fiscalização, e vai exigir que as equipes enviam desenhos de montagem das asas dianteiras e traseiras, principalmente no aspecto de suas respectivas fixações. Os 10 times serão que entregar a documentação até o dia 8 de setembro, e avaliação passa a valer a partir do GP de Singapura.

Há algumas semanas, correram rumores de que a Aston Martin vinha utilizando a asa dianteira de forma flexível. Esse recurso representa que a escuderia de Lance Stroll e Fernando Alonso levou mais vantagem em termos de velocidade, uma vez que a asa pode dobrar para baixo em trechos de reta, o que consequentemente representa um aumento na aceleração.

Em termos de disputa do Mundial de Pilotos, Max Verstappen aparece soberano, com amplo favoritismo ao título da temporada, com 339 pontos, 138 tentos a mais em relação ao segundo colocado, o seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Alonso é o terceiro, com 168 pontos.

Escrito por Cido Vieira

Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalha no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo futebol e o automobilismo

Comentários

Loading…

Na disputa pelo título do DTM, Rast pode superar o recorde de ex-piloto da Fórmula 1

F1: Max Verstappen recebe novo troféu de Fórmula 1 das mãos de Lando Norris.

Max Verstappen recebe novo troféu do GP da Hungria das mãos de Lando Norris