A temporada 2024 da Fórmula 1 está para ser iniciada. Há pouco mais de duas semanas, os times apresentaram seus respectivos carros e a partir desta quinta-feira (29) iniciaram as movimentações com os treinos livres do GP do Bahrein. Em meio à este cenário, a FIA vem monitorando alguns carros, entre eles o RB, da Red Bull.
A inspeção da entidade que rege a principal categoria do automobilismo tem o objetivo de revelar onde estão as mudanças no comparativo com os carros do ano anterior. Na atual campeã do Mundial de Construtores, foram identificadas sete alterações, enquanto o W15 da Mercedes foi alterado em seis lugares.
Um dos grandes atrativos da Red Bull para a temporada é a utilização do conceito “zeropod”, inspirado na estratégia traçada pela Mercedes anteriormente, e que acabou não vingando. Responsável pela novidade Adrian Newey vislumbra uma maior eficiência no formato da entrada do sidepod para melhor utilizar a pressão disponível. Toda as movimentações foram acompanhadas pela FIA.
Antes dos treinos livres serem iniciado no GP do Bahrein, a FIA vai realizar o exame dos novos carros, que serão apresentados pelas equipes. A regra estipula a necessidade de um carro de cada escuderia passar pela inspeção mais direta, enquanto o outro modelo deve ficar no box para visualização.
“Deve haver espaço suficiente em torno de todo o carro em exibição para permitir que as pessoas se movimentem com segurança e sem obstáculos – para evitar dúvidas, isso significa que qualquer equipamento/infraestrutura da equipe não deve ser posicionado a menos de 2 metros dos carros”, disse a FIA no documento emitido.
A primeira corrida do ano na Fórmula 1 ocorre neste sábado (02), no circuito de Sakhir, no Bahrein. Ao longo do ano, 24 corridas irão contemplar o calendário. O volume representa duas a mais no comparativo visto em 2023. Na temporada passada, a Red Bull ditou o ritmo e foi protagonista absoluta vencendo 21 circuitos, sendo 19 deles com Max Verstappen.